sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gelatina, colorida, gostosa e muito saudável.



Quando pensamos em gelatina, muitas vezes achamos que ela é um  alimento sem muita importância, dado mais para crianças, como uma sobremesa gostosa.

Esquecemos que ela faz parte até da alimentação dos atletas, porque ela ajuda a tonificar a musculatura e traz vários benefícios para o nosso corpo.

Além disso, ela hidrata o corpo e ainda tem carboidrato.

A gelatina nos fornece nove aminoácidos, dos dez que existem para fortalecer os nossos músculos e ossos, além de ter um papel importante, no que diz respeito ao fortalecimento de nossas articulações.

Ela também reforça os ligamentos e tendões e ainda ajuda a regenerar os tecidos e agilizar a cicatrização.

Além dela não engordar, ela é fonte de proteína, sem ter gordura nem colesterol.

Hidratante natural da pele e de todo o organismo.

Sendo a gelatina ótima para a nossa saúde, devemos tê-la sempre como sobremesa acompanhada de alguma fruta.

Essa sobremesa deve ser dada para toda a família, porque ela não tem nenhuma contra indicação, só lado positivo, devemos  pois integrá-la na nossa alimentação diária. Além de tudo,ela é ótima para combater a flacidez.

Outra vantagem é que ela tem vários sabores e diversas  cores, que podem deixá-la ainda  mais atraente, principalmente se for servida com frutas ou iogurtes ou mesmo sorvete, ela será sempre muito apreciada.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Você gosta de alcachofra?



Hoje em dia, muito mais do que a vinte anos atrás, temos a preocupação com a nossa saúde, que está relacionada com tudo o que comemos e o que fazemos todos os dias.

O importante é conhecermos todos os alimentos e tirarmos proveito de todas as suas propriedades, porque a natureza nos apresenta remédio para todos os nossos males, nós é que não sabemos aproveitar tudo o que a terra nos oferece.

Acredito que muitas pessoas não têm como hábito comer alcachofra, mas poderão adquiri-lo, sabendo de todas as suas propriedades e assim se deliciar com o seu sabor.

Encontramos na alcachofra, muitas propriedades :fósforo, potássio, vitamina C,B1, B3 e ainda sódio e cálcio.

Sendo assim, ela é além de tudo, depurativa, tônica, desintoxicante, diurética, tônica e ainda hipoglicemiante.

Além de ser indicada pelos especialistas para melhorar a celulite, baixar o mau colesterol, ela é ótima para quem tem arteriosclerose, diabetes, gota e doenças do fígado.

A alcachofra tem o poder de melhorar o funcionamento do fígado, porque ele aumenta a secreção biliar e ainda é diurético.

Para quem quer emagrecer e acredito que 90 % das pessoas hoje em dia gostariam de perder peso, nada melhor do que comer alcachofra.

Ela melhora as funções do fígado, porque tem Cinarina, que aumenta a secreção biliar.

A alcachofra tem também inulina, que é o conhecido hidrato de carbono, que depois de ser metabolizado dentro do nosso organismo, não é necessário mais insulina.

Apesar da alcachofra parecer não oferecer muito para saciar a fome, porque na verdade o que mais encontramos para comer é o seu miolo, ou seja sua base, ela nos dá uma sensação de saciedade.

Com isso acontecendo no nosso organismo e com a participação de uma grande quantidade de fibras que ela contém, favorece automaticamente o bom funcionamento do nosso intestino, ajudando ainda mais no emagrecimento.

Ao eliminar as toxinas, automaticamente torna-se diurética, melhorando toda a nossa circulação, ajudando assim a ficarmos muito mais saudáveis.

Ela tem indicação dos especialistas da área da saúde como sendo ótima, não só para diabéticos, como também para hemorroida, próstata, inflamações rebeldes, uretrite, nefrite, anemia, arteriosclerose, hepatite, etc.

Para cozinhar basta cortar em quatro, tirar os cabelinhos da base e temperar bem com todos os temperos que você gostar mais, porque todas as ervas tem nutrientes importantes, portanto além delas, use alho, cebola, pouco sal e água.

Depois de cozida, quando as folhas já estiverem se soltando tire-a da água, regue com azeite e bom apetite!

domingo, 26 de maio de 2013

Os alimentos mais saudáveis do mundo






A revista americana Shape publicou um estudo feito por especialistas, nos Laboratórios dos Estados Unidos, sendo que eles chegaram  a uma conclusão, a respeito dos cinco alimentos mais saudáveis do mundo.

O Arroz integral é fonte de fibras e ferro, sendo que quanto mais escuro ele for, mais vitamina E  ele vai ter, além de uma dose muito grande de antioxidantes.
A Pimenta Malagueta e a Dedo de Moça tem substâncias como a capsaicina, que alivia as dores, além de ajudar a queimar gorduras, portanto colabora bastante no processo de emagrecimento.

Além disso, ela melhora a irrigação do sangue, tem muitas vitaminas e tem fama de ser afrodisíaca, sendo rica em vitaminas do complexo B e Vitaminas A e C.
A vitamina A preserva a saúde dos olhos, já a C é um ótimo antioxidante, porque produz anticorpos e quanto ao complexo B, sabemos  que tem benefícios para toda a nossa saúde.

Seguindo a nutricionista Camila Leonel Mendes de Almeida, devemos incluir na nossa alimentação a pimenta vermelha e para amenizar o seu ardido, devemos tirar as sementes.

Um recente estudo mostra que a Pimenta do Reino Preta, traz benefícios para a saúde, desde o combate a bactérias, até a queima de gordura corporal.

O Manjericão é uma erva mágica, muito usada na culinária italiana, serve para combater a ansiedade, ajuda a curar as infecções da pele, é antioxidante, analgésico e anti-inflamatório.

O Damasco, além de ter muitas fibras, tem potássio, licopeno, betacaroteno e ainda vitamina A, C e E, portanto devemos incluir na nossa alimentação diária, é a conclusão que se chega, com as experiências feitas pelos especialistas no assunto de saúde e nutrição.

A presença da vitamina E, faz desse fruto, um ótimo aliado no combate ao câncer do fígado.

O que precisamos é criar hábitos saudáveis, desde o momento em que levantamos da cama, tomando um bom copo de água, para começar o dia, já conscientizando o nosso cérebro, que saúde é a coisa mais importante que temos, portanto devemos não descuidar dela em momento algum.

Observando esses cinco alimentos, concluímos que uma alimentação saudável, deve ser bem elaborada com  ervas variadas, porque todas elas têm seus poderes. Os alimentos bem temperados, não necessitam de muito sal é só regar com azeite.





quarta-feira, 22 de maio de 2013

Chocolate e Saúde


                   
      
Todos os alimentos podem beneficiar a saúde ou prejudicá-la, dependendo  da quantidade que comemos e da qualidade do produto.

Pesquisas relacionadas ao chocolate foram feitas na Universidade de São Diego, com resultados muito favoráveis e positivos ao consumo, sem exagero, do chocolate amargo.

Ele contribui para baixar os níveis de açúcar no sangue, aumentando os níveis do bom colesterol e diminuindo o mau colesterol.

O chocolate amargo tem propriedades anti-inflamatórias, normalizando a pressão arterial e proporcionando a pessoa, menor risco de sofrer de doenças do coração.

Como ele é rico em fibras, ele nos dá uma sensação de saciedade, diminuindo o desejo de comer doces, alimentos gordurosos ou muito salgados.

Além disso, ele possui  antioxidantes, que são flavonoides, que fazem bem para a pele e ainda nos protegem dos raios UV.

Algumas pesquisas dizem que o chocolate amargo tem uma propriedade chamada de teobromina, que diminui a atividade de uma parte do cérebro que desencadeia tosse.

Muito bom para quem está estressado, porque melhora o mau humor.

Os especialistas dizem, que na sua composição, o chocolate tem propriedades semelhantes com a aspirina, melhorando assim a circulação e o fluxo do sangue.

Eles dizem também, que como o chocolate  melhora o fluxo do sangue, principalmente no cérebro, também pode colaborar para o fluxo de sangue da retina, melhorando automaticamente a visão.

Os flavonoides do cacau mantém as pessoas mais atentas, colaborando para melhorar as suas tarefas do dia a dia.

Uma alimentação saudável deve conter todos os bons alimentos, sem exagerar de nenhum deles, portanto a indicação dos especialistas é que não se consuma mais do que 50 gramas diariamente, do amargo, é claro.

Aqueles que consumirem mais do que isso correm o risco de engordarem, isso pode acontecer com qualquer alimento por mais saudável que ele seja.

O importante, é sempre fazer um cardápio diário de alimentos saudáveis, incluindo o chocolate amargo, para aquele momento de descanso e relaxamento, não  esquecendo  de  beber sempre muita água e fazer exercícios físicos, tudo com moderação, para que você só venha a se beneficiar, com essas dicas de saúde.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alimentos que podem aliviar a fibromialgia


            

Essa doença atinge de 2 % a 4%, da população, sendo as mulheres as mais propensas.

Segundo a nutricionista Amanda Lobo, da Clínica do Departamento de Endocrinologia da Unifesp,a alimentação adequada, pode aliviar essas dores musculares e articulares generalizadas, que muitas vezes são realmente insuportáveis.

Quando associamos alimentos adequados, estamos ingerindo nutrientes responsáveis pelos mensageiros cerebrais, que estão associados a sensação de bem estar, pela sensibilidade do nosso organismo.

Quando a fibromialgia está no seu pico, os alimentos adequados reduzem a fadiga, evitam problemas de digestão e consequentemente o aumento de peso.

Os alimentos ricos em ferro, proteínas, cálcio e carboidratos são indispensáveis, para o tratamento das dores crônicas.

A proteína de origem animal deve ser consumida em porções pequenas e ser associada as frutas em geral e hortaliças, portanto legumes e verduras cruas, como tomate, laranja, banana fornecem potássio.

Quanto ao ácido ascórbico é indispensável para completar essa alimentação, portanto tome sucos de limão, laranja, maracujá,etc.

Outra substância muito importante para esse fim, encontramos nos pães integrais, batata, massas, mandioca, milho, mel e como já foi dito nas frutas.

A nutricionista diz que para completar essa dieta é muito importante alimentos que tenham vitamina do complexo B, proteínas, ferro, magnésio e cálcio.

Alguns alimentos devem ser evitados, ou pelo menos, não devem ser consumidos em grande quantidade.Estou me referindo aos produtos lácteos e a carne vermelha.Você deve sempre optar por frango e peru.

Quem sofre de fibromialgia deve evitar também a  cafeína,chá preto, chá mate e bebidas alcoólicas, pois estes itens podem aumentar a fadiga, as dores musculares e ainda interferir no sono.

Doenças infecciosas neurológicas, reumatológicas e distúrbios de ansiedade podem provocar essa doença, mas até hoje ainda não está provado o que é que causa esse problema.

Terapia ocupacional, massagens, quiropraxia, acupuntura e psicoterapia podem aliviar esse mal.

Algumas pessoas já deram depoimentos favoráveis  sobre o cloreto de magnésio, que se compra em farmácias de manipulação e que tem ajudado bastante.

Acredito, que dependendo do problema de cada um, da alimentação saudável ou não, da vida sedentária ou com exercícios físicos moderados, podemos fazer com que esse problema não chegue a incomodar, a ponto de não podermos mais andar.

Toda dor incomoda e não devemos ficar tomando analgésicos, só como paliativos, portanto o melhor é sempre procurarmos especialistas e tentarmos aliviar o problema com uma alimentação super saudável,não deixando de fazer exercícios físicos adequados.

Segundo especialistas, devemos ter distrações suficientes, para que problemas muitas vezes pequenos, não tomem grandes proporções, causando confusões em nossa cabeça, pois com certeza , isso pode ocasionar essa tão desagradável fibromialgia.

domingo, 19 de maio de 2013

Berinjela e suas propriedades








A árvore da berinjela, é considerada um arbusto porque ela dificilmente ultrapassa 1 metro de altura.

O fruto é alongado, ela é carnosa e sua cor varia entre o branco e o amarelo, cinza e castanho, mas para a alimentação são usados apenas os frutos  roxo azulados.

Esse alimento tem  pouquíssimas calorias e deveria ser mais consumido, porque ele pode servir para fazer antepasto , lasanha, patês, pizzas, tortas, fritas tipo a milanesa, assados, etc.






Como ela tem poucas calorias e ainda nos dá a sensação de saciedade, devemos comê-la mais vezes, pois ela é considerada pelos nutricionistas como um alimento saudável .

Tem sido provado em laboratórios, que ela reduz o mau colesterol, devido a presença de niacina.

Ela também tem fibra alimentar, que ajuda o bom funcionamento do intestino, tem cálcio, pouca proteína, carboidrato, ferro, fósforo, vitamina A e B5. Além disso, não engorda, nada melhor para você que está de regime, não acha?

Ela é uma das hortaliças mais usadas e consumidas e também apreciada em todo o mundo, mas no Brasil ela não é tão popular, talvez por haver pouca divulgação de suas propriedades e das poucas calorias que ela possui.

A berinjela é um fruto cultivado na Ásia, desde a antiguidade, mas sua origem é a China e a Índia.

Ela pertence ao mesmo grupo do jiló, pimentão, tomate e da batata.

Fácil de ser consumida, pois ela pode ser feita tanto refogada, como assada, mas para quem não tem o hábito de comê-la, uma forma que eu acho fácil e saborosa, é fazer um molho de tomate, colocar as fatias de berinjela e deixar ferver, depois arrumar em uma assadeira intercalando com molho de tomate, mussarela e salpicando queijo parmesão ralado.Por fim, é  só colocar no forno e deixar por uns 20 minutos.Fica uma delícia!

Se preferir afervente a berinjela,  primeiro na água com sal e depois escorra bem e arrume da mesma forma que uma lasanha, com  mussarela e molho de tomate e se quiser pode fazer também o molho com carne moída, fica ótimo.

Muitas vezes não consumimos certos alimentos por falta de hábito, mas quando começamos a nos acostumar com eles, vamos ver que estávamos perdendo um alimento muito versátil, nutritivo,saboroso e que pode nos ajudar a emagrecer.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bebida Saudável, Vinho


                             


Há muito tempo se ouve falar que uma taça de vinho tomada à noite é saudável, mas se forem várias taças, esse hábito passa a ser perigoso e mesmo fazer mal para a saúde, portanto cuidado!!!! Tudo que exageramos por mais saudável que seja, pode vir a fazer efeito contrário.

O vinho é capaz de reduzir os níveis do mal colesterol LDL, ele também ajuda a reduzir os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em lugares errados, porque se isso acontecer, pode ocasionar o entupimento de uma coronária, que gera o infarto do miocárdio.

Os cientistas são muito interessados em pesquisar sobre o vinho, porque ele tem muitas substâncias antioxidantes na sua composição.

Os mais estudados produtos, que os vinhos têm são: flavonoides, taninos, catecinas, resveratrol e outros mais de mil compostos, portanto a pesquisa é demorada e minuciosa.

O que se sabe é que o resveratrol, é um antioxidante natural, que é encontrado no vinho branco e no tinto e que  portanto, beneficia as doenças do coração, porque ele controla os níveis do sangue, evitando inflamações.

Recentemente, foi comprovado que o vinho, reduz a infecção pulmonar, sendo mesmo muitas vezes mais eficaz do que os próprios antibióticos.

Está provado também que  o seu consumo moderado, alivia o estresse, reduz a formação de cálculos renais, estimulando a diurese e ainda diminui a chance da pessoa desenvolver câncer.

O vinho, pode até reduzir o risco do surgimento da diabetes, como também o álcool que ele contém, ajuda o nosso organismo a absorver mais rapidamente o ferro, que ingerimos na alimentação diária.

Em pequenas doses, já está provado que o vinho pode reduzir as chances da osteoporose, melhorando a densidade óssea.

Uma taça de vinho por dia, ajuda também a degeneração macular, causa bastante comum nas pessoas idosas.

Além disso, pesquisas recentes têm evidenciado que mulheres, que bebem  um pouquinho de vinho por dia, podem se beneficiar na hora de engravidar,  engordar menos , além dele reduzir o risco de câncer de mama.

Essa descoberta foi feita com estudos do Centro Medico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, que comprovou que substâncias encontradas na semente e na casca da uva tinta, podem reduzir ligeiramente os níveis de estrógeno, enquanto elevaram a testosterona em mulheres na pré menopausa.

Na Universidade de Alberta no Canadá, pesquisas feitas no seu laboratório chegaram a conclusão, que o resveratrol encontrado no vinho tinto, melhora também o desempenho físico e a força muscular, melhorando assim a qualidade de vida.

A Escola de Medicina da Universidade de Boston confirma que dois cálices de vinho por dia podem melhorar muito a qualidade de vida, das pessoas de meia idade ou mesmo das mais velhas, porque aumenta a capacidade de entender as coisas, melhorando o lado emocional.

O vinho tomado de forma moderada, além de precaver doenças cardiovasculares, câncer de mama e artrite, ainda tem o poder de controlar o peso, prevenindo doenças causadas pelo sedentarismo e ainda livrando as mulheres da osteoporose.

O que precisa ficar bem claro, é que uma ou duas taças de vinho por dia, pode beneficiar a sua saúde, mas se a dose for aumentada pode prejudicar.

Portanto vamos continuar tendo em mente, uma alimentação saudável, fazendo exercícios físicos e à noite na hora do jantar, tome uma taça de vinho para relaxar e ter uma boa noite de sono, sabendo que esse pequeno copo, pode trazer grandes benefícios para a sua saúde

terça-feira, 14 de maio de 2013

Proteína para a Saúde


         
                           
Hoje em dia, fala-se muito sobre alimentação saudável, mas muitas pessoas, ainda  têm algumas dúvidas a esse respeito.

Devemos comer alimentos ricos em proteína? Eles não engordam?

Não só a quinoa é uma proteína muito saudável, que pode ser misturada em diversos alimentos, como em sucos e sopas, entre outros tantos, mas  também o tradicional feijão.

Até mesmo o ovo, que sempre foi tão discutido, hoje, já temos informações diferentes a seu respeito.  Sabe-se que ele é indispensável para a nossa saúde, por ser muito rico em proteína e ainda ter na sua composição muitas vitaminas como: A,D, E, K, e todas do complexo B. Além de tudo isso,ele ainda tem ferro, potássio, fósforo, manganês e Ômega 3.De preferência, ele deve ser consumido cozido ou quente.

Segundo os nutricionistas,   não precisa ter medo, porque ele não aumenta o colesterol.
Não fique preocupado, porque se você souber fazer o seu prato com moderação, não irá engordar, muito pelo contrário, vai emagrecer e ficar com muita saúde.

Outra proteína básica aqui no Brasil é o feijão, que se for consumido pelo menos uma vez por dia, é excelente para a saúde e quando quiser colocar uma carne bem magra, para cozinhar junto com ele, fica ótimo.Refogue uma couve picadinha e bom apetite. Está aí uma boa feijoada, sem gordura, é claro.

Um dos hábitos dos brasileiros, que também é saudável é o de comer pão no café da manhã, sendo que ele vai garantir energia, para o seu trabalho,  durante todo o dia.
Comece tomando um bom copo de água, ao acordar, depois um iogurte, uma fruta, café com leite e um pãozinho, com manteiga ou queijo fresco.

Na hora do almoço, inicie sempre por salada com folhas verdes, se quiser coloque legumes, tomates e tempere com limão e pouco sal, claro regue com azeite, que é ótimo para a saúde, tudo sem exagerar.

Mesmo as frutas, que são excelentes para a saúde, os nutricionistas dizem que devem ser consumidas diariamente de três a quatro por dia e não mais, devido ao açúcar que elas possuem.

O peixe é sempre indicado, por ter muitas propriedades, que vão beneficiar seus ossos e seu cérebro.Vamos tentar fazer com que ele esteja nas nossas mesas, pelo menos uma ou duas vezes por  semana, porque a sua riqueza é muito grande, não só em proteínas, como principalmente em Ômega 3.

Não só no salmão encontramos essa propriedade tão boa para o nosso cérebro, mas também na sardinha, no atum, bacalhau, etc.

Além disso, os peixes também são fontes de vitaminas e minerais e ainda ácido pantotênico. Esse ácido é excelente para o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas.Eles atuam como transportadores de vitaminas como: A, D, E e K.

Atualmente, segundo estudos feitos , foi comprovado  que o maior consumo de peixes, reduz o risco de doenças cardiovasculares, artrite e ainda ativa a memória, deixando-a sempre de prontidão para qualquer eventualidade.

O principal,  é como  eu sempre digo, faça um planejamento do que você vai comer durante a semana e não saia dele,  porque só assim, a sua alimentação será saudável.

Isso significa que você está consumindo todas as propriedades, que são importantes 
para a sua saúde, sem engordar.

Sempre é bom lembrar, não  se esqueça de beber muita água e fazer exercícios físicos diariamente. 

sábado, 11 de maio de 2013

Os benefícios da aveia


                    



A Aveia possui uma grande quantidade de fibras, fazendo com que o seu intestino funcione muito bem, deixe de ser preguiçoso e  que o seu organismo ainda retenha nutrientes, que lhe ajudam a ficar saudável.

Suas fibras são solúveis em água, transformando-se em gel, fazendo com que as gorduras não fiquem depositadas nas artérias, baixando o colesterol ruim LDL.

Esse poder que a aveia tem, previne o câncer de intestino e ainda doenças do coração.

Ótimo alimento para os diabéticos, porque suas fibras se misturam com o açúcar dos alimentos  ela ainda faz o mesmo cair lentamente na corrente sanguínea.

As fibras da Aveia dão saciedade, portanto ela  ajuda no emagrecimento.

Outra vantagem de consumir aveia é porque ela previne o hiper tiroidismo, visto que ela estimula a tireoide.

Além disso, ela é muito importante para infecções urinárias, enxaquecas, insônias, e por ser altamente energética repõe as energias até mesmo dos atletas, tanto físicas como mentais.

Ela é uma ótima fonte de minerais e vitaminas, como:o Ferro, o cálcio, o zinco,o  magnésio, o fósforo,o  cobre e o manganês, além de vitamina E, vitamina do complexo B e de proteína, sendo classificado pelos especialistas como um cereal completo.

Como são muitos os cereais saudáveis, para que possamos aproveitar vários deles podemos fazer uma mistura com aveia, nozes picadinha, castanha do Pará e quinoa.

Misturando alguns cereais, fica mais fácil de consumir vários com banana amassada pela manhã e uma colher dessa mistura fica gostoso e saudável, podendo variar a fruta,  conforme o seu paladar.

Digo banana, porque ela tem muito potássio e não pode faltar na sua alimentação, portanto sendo misturada com cereais fica completa.

Essa fruta, é importante tanto para a alimentação infantil, como para adultos e pode ser usada em saladas de fruta, que além de saborosa, ainda fica muito mais rica em , que só vão enriquecer a sua saúde.

A Aveia é sempre muito indicada para a alimentação infantil, portanto acostume seus filhos com uma alimentação saudável desde cedo. 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ginkgo biloba




                                        
Há já algum tempo, ouve-se falar dos benefícios da Ginkgo biloba , mas não se sabia ainda, até que ponto podíamos  confiar nas experiências feitas em laboratórios.Hoje, no entanto, já temos muitas comprovações de seus benefícios.

Esse produto apesar de natural, é feito com uma erva, que só tem a enriquecer a saúde da humanidade, desde que seja indicada pelo  médico, porque ainda não se sabe se todas as pessoas, podem  ingeri-la ou se ela tem algumas contra indicações.

Ela  traz muitos benefícios já comprovados :

  • Ameniza dores nas pernas e nos braços
  • Retarda o envelhecimento celular, porque seus bio flavonóides agem como antioxidantes e automaticamente vão combatendo os radicais livres, que com o passar dos anos, são acumulados nas células.
  • Ajuda muito no câncer do ovário, diminuindo o mesmo em até 70%
  • A Organização Mundial da Saúde chegou a conclusão, que ela melhora muito a memória, só não se tem ainda a certeza, por quanto tempo.
  • Hoje em dia, já temos alguns países, que receitam a Ginkgo biloba para prevenir a doença de Alzheimer.
  • Testes foram feitos e comprovadamente verificou-se, que o chá de suas folhas pode frear a proliferação das células dos tumores de mama, que atingem muitas mulheres.


Foram os chineses que fizeram essa descoberta em 2.800 anos A.C.Eles sempre afirmaram que essa planta é especialmente terapêutica, antidepressiva, auxiliando nos processos de labirintite, doenças vasculares e estimula a circulação sanguínea, ajudando nos tratamentos de doenças circulatórias.

Dizem os especialistas, que como a Ginkgo biloba   melhora a circulação, ela pode amenizar os zumbidos nos ouvidos e dar mais equilíbrio, para as pessoas mais velhas, que muitas vezes perdem a estabilidade.

A conclusão que podemos chegar, é que  aos tumores ficam mais enfraquecidos e na maioria das vezes, eles se rompem e mandam recados para as células, que tratam de destruí-los.

Sabe-se também, que como melhora a circulação do sangue,ela também acelera o cérebro, que automaticamente aumenta a molécula da energia, e com ela a produção de trifosfato.

 A Ginkgo biloba ajuda também na regeneração da retina, falta de memória, depressão, dores de cabeça, enfim aqueles problemas de saúde,que  com o passar do tempo , vão atingindo as pessoas, que têm suas células mais envelhecidas ou estressadas.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Temperos que ajudam a sua saúde


               

Muitas vezes quando estamos cozinhando, não pensamos muito nos temperos que estamos colocando e nos preocupamos mais em dar sabor ao alimento, para que ele fique bem gostoso.

Isso é muito normal, mas é bom saber que além de melhorar o sabor do seu alimento, você está colocando nele, temperos que vão lhe ajudar a ter uma saúde ainda melhor.

Existem ervas, com a salsinha, o orégano,a pimenta,a canela e outros temperos, que além de darem um sabor muito especial aos alimentos,  aumentam o seu metabolismo, ajudando a queimar a gordura do seu corpo.

Além desse  poder, essas especiarias diminuem a resistência a perda de peso e ainda melhoram a inflamação do corpo.

A salsinha é extremamente diurética, ela pode temperar todos os nossos alimentos e ainda decorar os pratos, reduzindo a formação de gases, ajudando na digestão, eliminando as toxinas e consequentemente diminuindo a barriga.

 O orégano dá um sabor todo especial, quando adicionado aos alimentos, principalmente quando diz respeito a carboidratos, molhos de tomate, enfim sempre é válido ser usado, principalmente sabendo que ele é um ótimo antioxidante e ainda levemente diurético.

A pimenta- caiena como também as outras pimentas, nos dão saciedade e portanto,  aumentam o metabolismo e ainda ajudam a eliminar as toxinas.
Além disso, elas têm efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Falando nestas propriedades, lembrei-me de uma pouco consumida, mas com efeitos antissépticos, anti-inflamatórios, calmantes, diuréticos e digestivos, é a Estrela de Anis, que serve para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas.

Fiquei espantada de saber, que é a partir desta planta, que se produz o principal remédio para a gripe A, que tem o nome comercial, Oseltamivir ou Tamiflu.

Vários pratos doces e salgados podem ser feitos, com o anis estrelado, que tem esse nome porque realmente parece uma estrela.

O chá do anis pode ser feito só com a semente, ou com ela toda inclusive com suas folhas, dizem os especialistas.Ele que é muito bom para a gripe A.

Podemos usá-la também para dar um sabor especial em alguns pratos, porque muitas vezes um pequeno toque pode deixar o alimento com um sabor diferente, agradando o paladar e enriquecendo-o.

Faça uma salada bem variada com  folhas e legumes e tempere com as ervas, que você tem em casa, tenho a certeza que o seu prato vai ficar delicioso e muito nutritivo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Camu-camu, você conhece?








Essa frutinha começa com uma letra bem adequada a sua grande quantidade de vitamina C.

Ela é originária do Amazonas e considerada a maior fonte de vitamina C entre todas as frutas.

Hoje em dia é bastante cultivada no Peru, sendo que tem feito muitas viagens para o Japão, apesar de não ser ainda muito conhecida.

Sua polpa é cor de púrpura e dela pode ser feito sucos, refrescos e geleias.

Apesar da sua cor atrair  bastante, seu sabor ainda não agrada muito o paladar das pessoas que começaram a consumi-la.

Para aproveitar essa riqueza toda, vale a pena quando você encontrar, experimentá-la em sucos, misturada com outras frutas, caso ela não agrade o seu paladar.

Quando essa fruta é consumida com casca, ela é muito ácida e um pouco amarga, entretanto,  como é riquíssima em vitamina C, já temos laboratórios transformando-a em cápsula.

A fruta com mais quantidade de vitamina C, sempre foi a laranja, sendo que ela perdeu um pouco do seu valor, quando apareceu a acerola.Agora parece que esta também vai ser rebaixada, pois em questão de vitamina C, o camu-camu tem o dobro da acerola e seis vezes mais  do que a laranja.

A conclusão das pesquisas da Unicamp dizem que até hoje, não existe nenhum alimento que ultrapasse essa frutinha, que parece uma bolinha de gude, mas que é  muito poderosa.

O camu-camu, é da mesma família da jabuticaba e também da goiaba e hoje em dia, já tem sido aproveitada na indústria cosmética, apesar de que nesse setor, ainda pesquisas estão sendo feitas.

Porque o nosso organismo precisa de vitamina C ?

Essa vitamina exerce um papel de muita importância na nossa saúde, por ser um antioxidante, que atenua os radicais livres e ainda fortalece o nosso organismo para evitar doenças crônicas.

Se formos fazer uma comparação com a acerola, podemos perceber que ela tem em cada 100 gramas de polpa, 1grama ou pouco mais de vitamina C, sendo que o camu-camu, na mesma proporção,   tem 6 gramas.

Com toda essa riqueza, que tal começarmos a nossa busca? Vamos procurar pelo camu-camu, se eu encontrá-lo por aqui, aviso vocês.

sábado, 4 de maio de 2013

Quinoa, quem não conhece, vale muito a pena experimentar


   

                                                         
Esse  grão, hoje em dia é muito falado, mesmo assim ainda muitas pessoas não conhecem as suas propriedades, então resolvi pesquisar sobre ele, para aprender junto com vocês, quais são as suas propriedades reais.

Esse produto é muito resistente as duras mudanças de clima, sendo que atualmente ele está sendo cultivado no nordeste do Equador a 3.500 metros de altitude.Ele resiste ao solo alcalino, pouca água e baixas temperaturas.

A quinoa brasileira, ainda não está amplamente sendo distribuída, mas podemos encontrar a importada facilmente, em alguns supermercados ou lojas de produtos naturais.

Hoje em dia, procura-se sempre por alimentos saudáveis e práticos para serem feitos rapidamente, como é o caso da quinoa, que leva apenas doze minutos para cozinhar.

Além disso, ela pode ser usada em pratos salgados e doces, sendo rica em nutrientes, servindo como refeição principal ou simples acompanhamento.

Para os vegetarianos esse grão é fantástico, porque ele pode substituir  a carne, ovos e o leite, fica uma delícia na salada.

Esse cereal possui mais lisina  do que o trigo, o leite, o milho e a própria soja.Sendo ele tão poderoso, é muito indicado para idosos, adolescentes e crianças em fase de crescimento.

A quinoa é fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês, magnésio, potássio, sódio, zinco e cobre, portanto previne a osteoporose, fortalece o sistema nervoso, fortifica os dentes e os ossos.

Suas propriedades não param por aí, porque ela ainda contém ômega 3 e 6, que podem ajudar na prevenção de doenças do coração, melhorando também a concentração e a memória.

A quinoa, também tem muitas vitaminas, como: B1, B2, B3, B6, C e E,  portanto ela auxilia a regular o metabolismo e nos dá mais imunidade, reduzindo os efeitos dos radicais livres.

A forma mais prática de consumir quinoa é   em flocos, que podem ser adicionados ao iogurte, frutas, ou na confecção de pães, biscoitos, bebidas e panquecas.

Ela não contém glúten e como tem baixo índice glicêmico é apropriada também para diabéticos.

O grão da quinoa tem muitas fibras, ótimo para um bom funcionamento do intestino.Assim, auxilia no emagrecimento.

Hoje em dia, procuramos por alimentos saudáveis, sugiro então para você, experimentar  a quinoa.Que tal no café da manhã, com banana ou iogurte?

A quinoa que é fonte de proteína, gordura saudável, minerais e aminoácidos é um alimento completo, porque contém todos os nutrientes, que o nosso corpo precisa para termos uma boa saúde.

Os atletas encontram nesse alimento, um poderoso auxiliar para fortalecer tanto a musculatura, como também a memória.

Além disso, ela ainda tem o poder de reduzir a gordura do mal, que só serve para deixar-nos com uma barriguinha indesejável.




Apesar da quinoa,  ser um alimento fantástico, não vamos deixar de ter uma alimentação completa e saudável, adicionando a quinoa, agora que sabemos que é um grão rico em propriedades, que só irá beneficiar a nossa saúde e de toda a nossa família.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Beterraba, a raiz que faz milagres


        
A beterraba é aconselhável para a saúde geral do nosso organismo, porque ela tem potássio e manganês, que servem para fortalecer os músculos do coração.Entretanto,  suas propriedades benéficas não param  por aí, ela nos dá mais resistência física, regularizando a pressão arterial, combatendo o reumatismo e artrite.

Além de ser revitalizante, ela ainda é diurética e aumenta o nosso poder imunológico, evitando doenças e deixando-nos mais fortes.

Devemos consumi-la tanto cozida como crua, pois de qualquer forma ela é mágica  e faz milagres na  nossa saúde.

Gosto de cozinhá-la junto com feijão, porque tenho sempre a sensação de que assim não estou perdendo  nenhuma propriedade que possa sair dela no cozimento.
Além disso, ela deixa o feijão com uma cor muito especial, sem mudar seu sabor, ficando ainda mais fortificado.

A beterraba cozida é muito gostosa para fazer salada, portanto quem não aprecia muito ela crua, pode cozinhar sem culpa, que seus nutrientes vão continuar presentes.
No inverno uma boa opção é fazer sopa, sendo muito fácil porque depois de cozida é só batê-la no liquidificador, temperar a gosto e se deliciar com esse creme que pode ser servido com torradinhas caso prefira.

As folhas da beterraba não devem ser desperdiçadas porque têm propriedades e minerais, tanto quanto ela, além das fibras que possuem.

Essa raiz, é fonte de muitas vitaminas como as do complexo B: B1, B2,B5, B6 e ainda,  A e C, também tem muito ferro, que é rapidamente absorvido pelo nosso organismo, sendo sempre muito indicado para quem está com anemia.

Como ela fortalece o sistema imunológico, com todas essas propriedades, é recomendado também para gestantes.

Os carotenoides podem ser encontrados nesta raiz e suas folhas são verdadeiras antioxidantes, porque têm vitamina E, que serve para proteger-nos dos radicais livres, evitando muitas doenças, inclusive a degeneração dos olhos.

O cálcio que é fundamental para a formação dos ossos e garante a manutenção saudável, através dos anos, também é encontrado nela.

A vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, e contribui também para o fortalecimento dos ossos, é outra das vitaminas encontradas nesta raiz.

Além de tudo isso, ela ainda tem manganês e cobre que atuam como antioxidante, reparando os tecidos.

Os especialistas dizem que depois de fazer exercícios físicos, é bom tomar sucos  de beterraba, para repor o potássio no organismo, pois ele vai ajudar na recuperação da musculatura.

A beterraba tem poucas calorias, para você ter uma ideia, uma unidade, quando cozida tem de 55 a 65 calorias, assim se você está de regime, tem aqui uma boa opção.

Espero que tenham gostado de mais essa dica importante para a saúde.
Abraços e até a próxima