terça-feira, 23 de julho de 2013

Frutas Secas, vantagens e desvantagens.






Antigamente, as pessoas tinham que usar a criatividade para guardar os alimentos, sem que eles estragassem.

Foi dessa forma, que durante o Império Romano,o problema foi resolvido com a desidratação das frutas.

Isso era feito, ou em câmara de vapor ou mesmo na exposição ao sol e assim eles perceberam que as frutas duravam muito mais.

Em 1795 foi criada na França, uma máquina para desidratar as frutas, sendo que hoje em dia, temos um processo bem mais adequado, que é o de liofilização.

Esse método é exatamente feito de forma contrária ao anterior,  pois eles submetem as frutas a temperaturas muito baixas, fazendo com que a água nelas, presente em estado sólido, passe para o estado gasoso.

Quando as frutas recebem esse choque, elas ficam ricas em calorias, por esse motivo apesar delas serem super- saudáveis, devem ser consumidas com moderação.

Elas podem enriquecer saladas, dando um sabor muito sofisticado ao prato simples de todo o dia, além de ficarem uma delícia, quando adicionados em iogutes, doces e bolos.

Hoje em dia, encontramos facilmente frutas secas nos supermercados, como por exemplo banana, ameixa,  abacaxi, laranja, damasco, maçã, limão, mamão, uva, pera, manga, etc.

As frutas secas têm muitas vantagens, uma delas é a durabilidade, pois elas conservam seus nutrientes durante um mês ou mais. Além disso, elas colaboram para um bom funcionamento do intestino, pela quantidade de fibras que elas contêm.


Essas frutas podem incrementar pratos frios ou quentes, sendo muito indicado para exercitar a mastigação. Entretanto, cuidado com as calorias. O damasco, por exemplo, ao natural, se considerarmos 100 gramas, tem 48 calorias,  enquanto que na versão seca, tem  238.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Como vencer o cansaço

          


Os nutricionistas aconselham  a comer todos os dias algum tipo de castanha, pois  elas têm muitos nutrientes que beneficiam a nossa saúde.

Devido a grande variedade de sabores, elas são ótimas para um aperitivo, mas muitas vezes não consideramos a riqueza que estamos ingerindo e a quantidade ideal para o nosso organismo se sentir mais revigorado.

Elas são ricas em selênio como também em vitamina E, portanto ajudam a perder peso ,  além disso,  a nossa noite fica mais tranquila e pegamos no sono mais rapidamente.

Outro fator importante é que se consumida 30 gramas por dia, podem baixar o colesterol ruim.

Pecans são também muito ricas e ajudam a combater gripes e resfriados, porque quando consumidas, elas brigam com os vírus e as bactérias, melhorando o estado geral de saúde, deixando o organismo mais forte.

O amendoim tem fibras, proteínas e gordura, ele dá uma sensação de saciedade, fazendo com que se coma menos e portanto, ajuda no emagrecimento.

Pistache é incrivelmente rico em potássio, ele ajuda muito a tratar da hipertensão.

Uma grande fonte de selênio é a castanha- do- Pará, que protege as células contra o câncer da próstata e da bexiga, sendo que uma unidade por dia, já é suficiente.

Entre as castanhas, encontramos as amêndoas, que são ricas em fibras e não têm carboidrato, elas ajudam a reduzir o índice glicêmico quando consumimos em conjunto com outros alimentos e ainda reduzem o açúcar do sangue, porque têm magnésio.

As nozes ajudam muito as pessoas que estão muito cansadas ou estressadas, portanto devemos consumir uma por dia .

A castanha de caju é muito rica em ferro, tendo mais quantidade ainda, do que um bife, ela colabora para que o oxigênio seja levado  para as nossas células, melhorando a concentração e o cansaço.


Hoje em dia com a vida estressada que a maioria de nós tem, nada melhor do que não descuidamos de uma alimentação saudável, não nos esquecendo dessas maravilhas, que devemos consumir diariamente, principalmente pensando em fortalecer o nosso precioso cérebro.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lentilha,uma delícia, que só faz bem a saúde!

               


Acredito que como eu, muitas vezes todos se  esquecem  de certos alimentos, que além de gostosos, têm muitas propriedades, que podem beneficiar a  saúde.

A lentilha, além de muito importante para o nosso organismo, ainda não é cara e tem aminoácido essencial, podendo ser misturada a outros alimentos, ou em sopas, até mesmo substituindo o feijão.

Além disso, ela tem muitos nutrientes, como carboidratos complexos, que ajudam a diminuir o açúcar no sangue, além de ter complexo B6, ácido fólico, fibras, ferro, vitamina C, magnésio e triptofano, que é um aminoácido essencial.

Ela ajuda a diminuir o colesterol, porque 25% das fibras encontradas na lentilha são solúveis.

A lentilha pode ser acrescentada no nosso cardápio diário, pois além de substituir o feijão, ela vai  bem  em sopas e patês, feito com pasta de curry e água, essa deve ser adicionada até dar a consistência que mais lhe agradar.

Além disso, ela pode ser servida em saladas com folhas e legumes.

Os brotos da lentilha são ainda mais ricos em propriedades e não devem ser desperdiçados e sim ingeridos em saladas ou misturados em qualquer alimento, pois seu sabor só vai valorizar os  pratos.

Hoje em dia, já temos casas especializadas em produtos naturais orgânicos, que costumam fazer  pequenas plantações e assim vendem os brotos, que devem ser consumidos crus ou cozidos pois eles não perdem as propriedades, que por sinal são inúmeras.

Mesmo nas feiras, já temos bancas,  que fazem plantações de verduras orgânicas e como tal, sabem como germinar os grãos e vender seus brotos. Verifique apenas se são pessoas confiáveis, para que você possa estar consumindo realmente um broto rico em propriedades que vão fazer bem para a sua saúde.

Alimentação saudável é investir na saúde, que é a riqueza maior que nós podemos ter, portanto da próxima vez que você for a feira, capriche na escolha dos alimentos, optando sempre pelos orgânicos.


Caso você tenha lentilha em casa, faça hoje mesmo uma boa sopa com ela e na hora de servir, coloque em cada prato uma colher de salsa picadinha, assim você vai enriquecer ainda mais este prato. 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Chá de Camomila

                         


Agora que estamos no inverno, nada melhor do que nos lembrarmos das plantas medicinais e saborosas, pois com elas podemos aquecer os nossos dias com chás, que têm grande poder terapêutico.

O chá de camomila é muito recomendado para aliviar dores de estômago, gripe, resfriado, febre, dor de dente, inflamação da gengiva, etc.
Essa planta é também muito utilizada no campo da estética, nos tratamentos de pele e mesmo de cabelo.

As peles com acne e muito sensíveis devem ser molhadas com chá de camomila frio, você pode umedecer uma gaze e colocar no rosto deixando até secar, ela vai aliviar e descongestionar uma pele irritada e sensível que a acne provoca.

Quando estamos com a pálpebra inchada, nada melhor do que compressa de algodão com chá de camomila gelada.

Essa planta é formada por cânfora, tanino, ácido antêmico e ainda óleo essencial, sendo que suas propriedades são ótimas para  tratamento da gota, problemas de circulação, inflamações e reumatismo.

Além disso,  a camomila é também um ótimo digestivo, sendo particularmente boa para facilitar a digestão, melhorar as dores de estômago e ainda para aliviar problemas intestinais.Claro, se tivermos algum tipo desses problemas de saúde, devemos ter acompanhamento médico,mas não há nada que impeça o uso do chá de camomila, com algum medicamento que o seu médico, possa indicar.

A flor de camomila, quando colocada dentro do travesseiro, ajuda a combater o estresse, a insônia, melhorando a ansiedade, causando bem estar, pelo seu perfume muito agradável.

A colheita deve sempre ser feita, antes que elas estejam totalmente desenvolvidas para que  o seu efeito terapêutico seja maior.

Sua flor é bem semelhante a da margarida, só que são bem pequenas.

Para as mães de primeira viagem, que não têm experiência com bebês, nada melhor do que chá de camomila para aliviar dores de barriga que os bebês costumam ter. Além disso,  a camomila ainda acalma o bebê, mesmo quando os seus dentinhos começam a nascer e eles ficam inquietos.


Espero que vocês tenham um ótimo fim de semana, aquecidos com um delicioso chá de camomila.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Melão, riquíssimo e com pouquíssimas calorias.

                  

Este  fruto é pobre em gordura e sódio, tem pouquíssimas calorias, muita água e ainda é gostoso, quantas qualidades, não é mesmo?

O  sabor adocicado, natural do melão, faz com que não se sinta falta de comer doce, evitando assim a ingestão de calorias.

 Quanto as suas propriedades, ele tem carotenoide,que protege os nossos pulmões, reduzindo o risco de câncer desse órgão.

O melão tem adenosina, que é um anticoagulante do sangue,  essa propriedade ajuda a suavizar o sangue no corpo.

Ele é ótimo também para melhorar a digestão, suavizando os movimentos do intestino, eliminando a acidez principalmente do estômago.Sendo muito bom também, para curar doença renal e eczema agudo.

Uma boa dica é comer melão pela manhã, sendo que combinado com limão, pode ser excelente para curar gota.

Quanto as suas propriedades, ele tem vitaminas do complexo B, que nos dão mais energia, além de outras vitaminas como: A, C, B1, cálcio, ferro e fósforo.

Para quem quer perder peso, ele é um alimento excelente, porque como ele tem muita água, preenche o espaço no estômago e nos dá saciedade com riqueza de propriedades.

O melão é rico em minerais, potássio e vitaminas, indicado para crianças e adultos e além  disso, tem pouquíssimo valor calórico, para você ter uma ideia,  uma xícara de melão, tem apenas 64 calorias.

Além disso, ele ajuda o bom funcionamento da insulina no organismo, reduzindo assim a quantidade de açúcar no sangue, portanto, ele é ótimo para os diabéticos.

Outra qualidade do melão é o colágeno, que ele possui, favorecendo assim o rejuvenescimento da pele, trazendo de volta o brilho da mesma, que vamos perdendo através do tempo.

O colágeno tem também o poder de acelerar a cicatrização de feridas, deixando a pele menos seca.

Ele também é ótimo para as grávidas, porque tem ácido fólico, que ajuda a criar fetos saudáveis.


Quer mais? Agora é hora de pensar em comprá-lo e consumi-lo, porque o Melão é excelente para a saúde de toda a família. 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Propriedades do Milho

                              


O Milho é um cereal muito versátil, pois ele pode ser usado tanto em pratos salgados como doces.

Além disso, ele tem poucas calorias e muita riqueza em fósforo, vitamina E, A, B1, cálcio, potássio e ferro.

Contém ainda muitos aminoácidos, sendo considerado um ótimo alimento nutricional.

O milho doce tem mais quantidade de óleo vegetal poli-insaturado, portanto é considerado como um fortificante, sendo bom para o colesterol e para doenças cardiovasculares.

Ele é muito usado na culinária brasileira, mas muitas vezes, esquecemos dele e quando começamos a consumi-lo novamente, é que lembramos da quantidade de pratos que podemos fazer.

Podemos usá-lo em cremes, sopas, farofas, sucos, saladas, cural, pamonha, enfim em quase todos os pratos, ele pode dar um toque especial e enriquecer a receita com suas propriedades.

Ele é usado também para fazer o óleo de milho, que por sinal é bem saudável.

Quando falamos em milho verde, estamos nos referindo, aqueles que são colhidos antes de amadurecerem por completo, nesse caso ele é mais utilizado, para canjica, que segundo o nutrólogo Eric Slywitch, deve sempre ser consumido com leite desnatado.Cuidado para não aumentar muito as calorias com açúcar comum e com o coco, que geralmente  é colocado.

No milho vamos encontrar muitas fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino, que é a base para se ter uma boa saúde.

Costumamos lembrar mais do milho, quando chegam as festas juninas, pois ele não pode faltar por ser um alimento tradicional dessa época .Quem não gosta de pipoca, pamonha, milho verde e branco, assado ou cozido com ou sem manteiga com açúcar ou sal?

Gosto dele cozido e depois debulhado, misturado com legumes numa boa salada bem saudável, enfeitado com folhas verdes.

Muitas vezes cozinho o arroz com milho, fica muito bom, depois coloco bastante salsinha e assim o prato vai enriquecendo, sem aumentar suas calorias. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Porque devemos comer Maçã?

  

                                      
No interior do Paraná, os pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa descobriram que a maçã é um poderoso antioxidante, sendo assim ela neutraliza os radicais livres, que são moléculas, que se formam no nosso organismo, prejudicando as nossas células.Quando isso acontece, corremos o risco da formação de tumores malignos no nosso organismo.

A nutricionista Andrea Andrade, aconselha que se coma 1 maçã por dia com casca, pois nela está concentrada de 5 a 10 vezes mais propriedades ativas do que na própria polpa.Ela, como também Alessandro Nogueira, aconselham a não exagerar na quantidade, apenas uma por dia é necessário e benéfico, porque mais do que três, pode anular o efeito positivo e reverter em poder tóxico.

A maçã criou essa fama, não só pelos seus poderes fenólicos, mas ela tem também pectina que são as fibras solúveis, que ajudam ainda mais a proteção do intestino evitando o câncer.

Quando consumimos poucas fibras, aumentamos a concentração das toxinas no nosso organismo, porque elas servem para limpar a mucosa intestinal, eliminando todas as impurezas.

A riqueza da maçã, não está só nas fibras, porque ela tem também: fósforo, cálcio, potássio e magnésio.

Mesmo em doces, quando levamos ao fogo ela perde muito poucas propriedades, claro que o ideal é consumi-la crua.

Caso você vá fazer uma salada de frutas para sobremesa e não quer que ela escureça, deixe-a tampada na geladeira, mas isso só se for por uns 15 minutos, ou um pouco mais, porque o ideal é consumi-la na hora.

Outra forma de ingerir a maçã, é em sucos com laranja ou limão, fica ótimo e mais rico ainda.

Apesar de cozidas elas perderem um pouco das suas propriedades, procure mergulhá-la em água fervente, antes de fazer qualquer  receita, onde ela é adicionada cozida.

Outra forma de comer essa riqueza que é a maçã, é picar em pedaços médios e misturar numa salada de alface ou de legumes, fica ótimo e o sabor agridoce, geralmente agrada a todas as pessoas, até mesmo as crianças, que muitas vezes não querem comer saladas que são indispensáveis para a nossa saúde.

Não se esqueça de temperar a salada sempre com limão, ou mesmo com laranja, assim você vai e enriquecer ainda mais a sua refeição e dar um sabor todo especial prá ela.

Com maçã, você pode fazer purê, sucos, saladas, bolos, doces diversos ou consumi-la inteira com casca é claro e depois de bem lavada e higienizada.

Espero que aproveitem bem essa fruta, bonita, deliciosa e rica.Afinal, o que mais podemos querer de uma fruta?