terça-feira, 23 de julho de 2013

Frutas Secas, vantagens e desvantagens.






Antigamente, as pessoas tinham que usar a criatividade para guardar os alimentos, sem que eles estragassem.

Foi dessa forma, que durante o Império Romano,o problema foi resolvido com a desidratação das frutas.

Isso era feito, ou em câmara de vapor ou mesmo na exposição ao sol e assim eles perceberam que as frutas duravam muito mais.

Em 1795 foi criada na França, uma máquina para desidratar as frutas, sendo que hoje em dia, temos um processo bem mais adequado, que é o de liofilização.

Esse método é exatamente feito de forma contrária ao anterior,  pois eles submetem as frutas a temperaturas muito baixas, fazendo com que a água nelas, presente em estado sólido, passe para o estado gasoso.

Quando as frutas recebem esse choque, elas ficam ricas em calorias, por esse motivo apesar delas serem super- saudáveis, devem ser consumidas com moderação.

Elas podem enriquecer saladas, dando um sabor muito sofisticado ao prato simples de todo o dia, além de ficarem uma delícia, quando adicionados em iogutes, doces e bolos.

Hoje em dia, encontramos facilmente frutas secas nos supermercados, como por exemplo banana, ameixa,  abacaxi, laranja, damasco, maçã, limão, mamão, uva, pera, manga, etc.

As frutas secas têm muitas vantagens, uma delas é a durabilidade, pois elas conservam seus nutrientes durante um mês ou mais. Além disso, elas colaboram para um bom funcionamento do intestino, pela quantidade de fibras que elas contêm.


Essas frutas podem incrementar pratos frios ou quentes, sendo muito indicado para exercitar a mastigação. Entretanto, cuidado com as calorias. O damasco, por exemplo, ao natural, se considerarmos 100 gramas, tem 48 calorias,  enquanto que na versão seca, tem  238.

2 comentários: