domingo, 9 de junho de 2013

Alimente-se bem com poucas calorias

          


A maioria das pessoas acredita que para emagrecer é necessário ficar sem comer por muitas horas. Na realidade, isso é um erro que fazemos quando temos muita pressa de chegarmos ao  peso, que nós consideramos como o ideal.

O que na verdade os nutricionistas dizem, é que devemos comer, nos intervalos  das principais refeições, alimentos que saciem a fome, portanto estes devem ser ricos em fibras, pois elas demoram mais para fazer a digestão completa e assim nos dão uma sensação de que comemos uma quantidade maior , consequentemente, não sentimos fome tão cedo.

Cenoura é um legume rico em vitaminas e fibras, que quando é consumida crua, nos dá uma sensação maior de saciedade do que se ela for cozida.

Maçã tem  fibras , assim ao comê-la, você  se sentirá  mais satisfeito e poderá esperar com mais tranquilidade o horário do almoço.

O abacaxi é indicado pelos nutricionistas para ser consumido depois do almoço ou do jantar,  pois  ele tem muita água e além disso é riquíssimo em fibras. Essa fruta tem um grande poder, ela ajuda na absorção do ferro.

A soja tostada é  um ótimo alimento, pois sacia a fome, além de ser uma grande fonte de proteína vegetal.

A banana, apesar de ter 90 calorias, é básica numa alimentação saudável porque tem potássio, triptofano e ainda ferro, que são substâncias que vão dar força ao organismo e ainda diminuem a fome.

O iogurte pela manhã é básico e se consumido com aveia, melhor ainda, pelas fibras que ela contém, dando maior saciedade.

Tome  cuidado no entanto com a aveia, pois seu valor calórico é muito grande, nunca ultrapasse   duas colheres de sopa, seja ela consumida no lanche da manhã ou da tarde.

Os biscoitos integrais, de modo geral, vêm em embalagens contendo a medida certa para um pequeno lanche no meio  da manhã ou da tarde, procure não ultrapassar a quantidade e que eles não sejam adocicados, para não aumentar o valor calórico.

A Abóbora é uma ótima opção, pela quantidade de fibras e poucas calorias que ela possui. Cada 100 gramas tem só 33 calorias. Além disso, ela fica gostosa tanto assada como cozida e ainda doce ou salgada, só fique atenta se optar por fazer uma sobremesa. É sempre bom levar em conta, a quantidade de açúcar que se coloca, procure usar o light, que adoça mais e portanto pode ser consumido em menor quantidade. 

Como para emagrecer também precisamos de gordura boa, a noite, faça lanche de pão integral com peito de peru e alface, assim além da gordura saudável, você está acrescentando a fibra do alface.

O queijo de soja ou tofu é bem saudável e também pode ser uma ótima opção para o lanche da tarde, porque cada 100 gramas tem apenas 40 calorias e geladinho fica cremoso e ainda pode ser incrementado com ervas e folhas, que só vão tornar a sua janta  mais saborosa .

Como bebida, nada melhor do que limonada, se necessário use adoçante. O limão é básico para uma alimentação saudável, tanto quanto a  água, que deve ser tomada a vontade durante todo o dia, desde a hora em que  se levanta da cama. Se você preferir no jantar, optar por uma bebida alcoólica, lhe recomendo o vinho,  mas ó uma taça.


Espero que vocês gostem dessas pequenas dicas de saúde, as quais podem  trazer grandes benefícios, se seguidas diariamente.Até a próxima!

2 comentários:

  1. E gostamos mesmo! Pensar que eu não uso quase aveia...vou começar com uns biscoitinhos...assim ela fica escondida! ^_^ brincadeirinha! Seu artigo está super completo! Um beijo e excelente semana, Yara!

    ResponderExcluir
  2. Oi Beti, a aveia é poderosa mesmo, mas deve ser consumida com moderação, senão, corremos o risco de ganhar uns quilinhos a mais. Beijos

    ResponderExcluir