terça-feira, 4 de junho de 2013

Antioxidante-Pipoca




Joe Vinson, pioneiro na análise de antioxidantes em alimentos como as nozes, o chocolate e alguns outros, afirma que estes se encontram mais concentrados na pipoca, porque ela tem apenas 4%, de água em média, sendo que os polifenois são diluídos nos 90% de água, que a maioria das frutas e verduras contém.

Isso se aplica também nas frutas secas como as nozes, uva passa e outras mais, que possuem pouca água, o que propicia uma concentração de antioxidante bem maior.

Aquela casquinha gostosa da pipoca é onde vamos encontrar as fibras e os polifenois, que muitas vezes são descartadas para evitar que se prenda entre os dentes.

O pesquisador diz que não devemos desperdiçar essas casquinhas da pipoca, porque elas são o ouro da nutrição.

Ele explica que a pipoca é um alimento composto por 100% de grãos integrais, sendo que outros alimentos mais valorizados pela população são muito mais diluídos, ficando logicamente mais fracos.

Uma porção de pipoca fornece mais de 70%, do que temos necessidade de grãos integrais por dia, sendo que raramente as pessoas consomem uma porção de grãos integrais diariamente.

O importante é saber fazer a pipoca para que ela concentre todas as suas propriedades, não perdendo seus valores nutricionais.

Devemos fazer da forma mais tradicional possível, na pipoqueira ou em uma panela com bem pouco óleo e sal, sendo que não são muito recomendadas as que são vendidas nos cinemas, nem as feitas em micro-ondas e também as amanteigadas.

O ideal são as feitas na pipoqueira, é claro, pois ficam com menos calorias. A pipoca pode ser pouco ou bastante calórica, devemos observar a melhor forma de fazê-la, isso é que vai elevar ou não o número de suas calorias.

Uma xícara de pipoca de panela tem em média 70 calorias.

Essa maravilha não pode ser substituída por frutas, legumes e verduras, pois esses alimentos têm outras propriedades que logicamente a pipoca não tem como vitaminas, minerais, líquidos e outros antioxidantes, como betacaroteno e licopeno, que ajudam a prevenir doenças como o câncer e outras mais.

O que devemos fazer é acrescentar, pipoca na alimentação nossa e na das crianças fazendo uma pipoca saudável e comendo enquanto assistimos televisão, por exemplo, sem exagero é claro.

Uma ou duas xícaras por dia é o ideal.


Um comentário:

  1. Vou prá cozinha! Fazer minha xícara de pipoca! ^_^ Adorei este texto, recheado de informações engraçadas e interessantes!

    ResponderExcluir