terça-feira, 25 de junho de 2013

Couve e suas propriedades

                    
   


A couve era muito apreciada pelos gregos, eles descobriram suas inúmeras qualidades e o quanto ela representa  de bom  para a nossa saúde.

Devido ao seu alto valor nutricional, antigamente na Grécia e Roma, costumava-se  comer couve antes de uma farta refeição, eles faziam isso para prevenir doenças do estômago.

Descobriram também, que a couve tem ação anticancerígena e muitas outras propriedades medicinais.

No centro sul do Brasil, a couve é a verdura mais popular entre todas as hortaliças.
Ela é muito rica em vitamina B1, B2, que é a riboflavina, tem vitamina A1, que é o retinol, além do ferro, cálcio e outros minerais.

Além disso,ela tem também vitamina C, minerais, potássio, ferro e poucas calorias.
Suas folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou em sucos com ou sem alguma fruta de sua preferência.

Pode-se também refogá-la rapidamente com azeite, alho e pouco sal, porque ela combina com tudo principalmente com o nosso tradicional feijão com arroz.

Por ser muito rica em fibras e ter baixo teor calórico, seu consumo é sempre  aconselhável para quem quer perder peso com saúde.

O que na realidade se sabe é que a couve é indispensável na alimentação, porque ela previne e cura diversas doenças.

O suco que extraímos de suas folhas evita também a queda dos cabelos, cura úlceras gástricas e ainda age como vermífugo.

Ela também é muito indicada para tosse, rouquidão, úlceras e enfermidades pulmonares.Muito importante para fortalecer os ossos e os dentes, enfim é um vegetal que não podemos esquecer nunca, porque ela também funciona como um poderoso anti-stress  natural e acho que hoje em dia é o que mais estamos precisando, não acham que eu tenho razão?

Falando em  anti-stress, tenho uma receitinha que vale a pena fazer.Aí vai, espero que gostem, pois é um suco muito rico:

2 folhas de couve de Bruxelas
2 folhas de couve lisa
1 rama de brócolis
1 rama de couve-flor
1 maçã
1 copo de suco de laranja
Mel opcional

Bata no liquidificador e se achar necessário,  coe em peneira grossa para não desperdiçar suas riquezas.

Um comentário: