sexta-feira, 28 de junho de 2013

A importância do leite na nossa alimentação

          


O leite tem muitos minerais, que ajudam a regular o bom funcionamento do nosso organismo.Ele tem muitas vitaminas como: B2, B12, A e D.Essas vitaminas renovam e recuperam as nossas células.

Os médicos e nutricionistas aconselham que se tome três copos de leite por dia, mas nisso já está incluído, seus derivados como queijos, iogurtes, coalhadas e outras bebidas lácteas.

Observe sempre a data de validade e sua procedência, isso é importantíssimo para que o leite forneça ao nosso corpo todas as suas propriedades.

O leite é fonte de minerais, ele faz com que  os nossos ossos fiquem fortes, além dele ser versátil e gostoso, podendo ainda ser misturado com cereais para fazer vitaminas, etc.

Acontece que algumas pessoas têm intolerância à lactose, porque seu organismo não produz a enzima lactase, que é uma substância que facilita a digestão.

A falta da enzima lactase, ou mesmo a pouca quantidade dela, faz com que o organismo, passe a rejeitar a lactose, no caso o leite e seus componentes.

Essa intolerância varia de uma pessoa para outra, dependendo da quantidade ou falta total dessa substância.

Como o nosso organismo precisa muito das vitaminas contidas no leite, quem não pode tomar, tem que ficar atento para procurar outros alimentos que possa comer para substituí-las.

Para quem não pode tomar leite de vaca, deixo aqui duas receitinhas básicas de leite, que você vai poder tomar:

Leite de Aveia:
2 xícaras (chá) de aveia em flocos orgânico
3 xícaras(chá) de água filtrada ou mineral
Deixe a aveia de molho na água por uns 10 minutos só pala amolecer, depois bata no liquidificador e coe.
Na geladeira, dura três dias.
Além de substituir o leite de vaca, ele é rico em  fibras, vitamina E, ferro, não tem lactose e ainda tem muitas outras vitaminas e minerais.

Outra receitinha que eu achei bem interessante é o leite de inhame:

Ele é neutro, sem sabor, podendo ser misturado com qualquer fruta:
Cozinhe um inhame orgânico com casca, depois de cozido descasque e bata o mesmo no liquidificador com duas xícaras de água, ou mais dependendo da textura que você preferir.
O inhame tem cálcio, betacaroteno, ferro, potássio e ainda vitamina C, como também as do complexo B.


 Espero que vocês tenham gostado e que façam bom proveito dessas dicas.

Um comentário:

  1. Bem, não sei se eu vou gostar, mas...eu vou tentar com o inhame!

    ResponderExcluir