sexta-feira, 5 de julho de 2013

Propriedades do Milho

                              


O Milho é um cereal muito versátil, pois ele pode ser usado tanto em pratos salgados como doces.

Além disso, ele tem poucas calorias e muita riqueza em fósforo, vitamina E, A, B1, cálcio, potássio e ferro.

Contém ainda muitos aminoácidos, sendo considerado um ótimo alimento nutricional.

O milho doce tem mais quantidade de óleo vegetal poli-insaturado, portanto é considerado como um fortificante, sendo bom para o colesterol e para doenças cardiovasculares.

Ele é muito usado na culinária brasileira, mas muitas vezes, esquecemos dele e quando começamos a consumi-lo novamente, é que lembramos da quantidade de pratos que podemos fazer.

Podemos usá-lo em cremes, sopas, farofas, sucos, saladas, cural, pamonha, enfim em quase todos os pratos, ele pode dar um toque especial e enriquecer a receita com suas propriedades.

Ele é usado também para fazer o óleo de milho, que por sinal é bem saudável.

Quando falamos em milho verde, estamos nos referindo, aqueles que são colhidos antes de amadurecerem por completo, nesse caso ele é mais utilizado, para canjica, que segundo o nutrólogo Eric Slywitch, deve sempre ser consumido com leite desnatado.Cuidado para não aumentar muito as calorias com açúcar comum e com o coco, que geralmente  é colocado.

No milho vamos encontrar muitas fibras, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino, que é a base para se ter uma boa saúde.

Costumamos lembrar mais do milho, quando chegam as festas juninas, pois ele não pode faltar por ser um alimento tradicional dessa época .Quem não gosta de pipoca, pamonha, milho verde e branco, assado ou cozido com ou sem manteiga com açúcar ou sal?

Gosto dele cozido e depois debulhado, misturado com legumes numa boa salada bem saudável, enfeitado com folhas verdes.

Muitas vezes cozinho o arroz com milho, fica muito bom, depois coloco bastante salsinha e assim o prato vai enriquecendo, sem aumentar suas calorias. 

Um comentário:

  1. ai,ai,ai...! Vai ter que "rolar" um workshp culinário! Preciso sentir o aroma destas gostosuras junto de você, Yara querida! <3

    ResponderExcluir