sexta-feira, 7 de junho de 2013

A importância do Cérebro

   
                    
Você lembra o que comeu no almoço ontem? Eu NÃO!!!

Pensando mais seriamente nesse assunto, resolvi pesquisar para ver o que devo fazer para melhorar o meu cérebro e acabei descobrindo algumas coisas que achei bem interessante.

O importante não é só termos uma alimentação saudável e sim procurarmos unir várias atividades que nos dão prazer, porque a alegria de viver é um dos melhores fortificantes para a memória.

A prática de exercícios físicos é muito importante, indispensável eu diria, mas é preciso que se goste de fazer e não que se faça só por obrigação.

Os especialistas dizem, que uma das piores coisas para o nosso cérebro é a rotina, porque ela reduz o efeito intelectual, limitando-o e até mesmo atrofiando-o.

O nosso cérebro tem que ser constantemente exercitado, tanto quanto o nosso físico, para que ele melhore a nossa memória, o raciocínio, a criatividade, a concentração e a organização dos nossos pensamentos.

Como prevenir é melhor do que remediar, vamos levar mais a sério, o nosso cérebro, porque dependemos dele para tudo, inclusive para melhorarmos a nossa saúde.
Caso ele não esteja em ordem, vamos ter alteração na pressão arterial, na respiração, no raciocínio, na temperatura do corpo, na visão, olfato e até no paladar.

A conclusão que se chega é que o nosso cérebro é uma máquina maravilhosa, desde que bem cuidada, senão ela enferruja e aí estamos perdidos.

Segundo os especialistas no assunto, desde criança o nosso cérebro deve ser exercitado, com leituras, jogos e brincadeiras que mexam com o raciocínio.

O começo de tudo é com certeza ter uma alimentação saudável, fazer uma atividade física agradável e não penosa, dormir bem, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar e estar sempre estimulando o cérebro com exercícios.

Pesquisas indicam que sem exercícios cerebrais, como leituras, filmes, danças, exercícios agradáveis, passeios, a vida do nosso cérebro vai diminuindo e assim vamos esquecendo  das coisas com facilidade.

O neurocirurgião Fernando Gómez-Pinilla, da Universidade da Califórnia, diz que devemos usar e abusar de certos alimentos que tenham ômega três, como as nozes, óleos vegetais, peixes, principalmente o salmão.

O nosso cérebro também gosta de legumes, verduras e grãos,  mas não suporta gorduras saturadas.

Precisamos corrigir a nossa respiração com exercícios tipo ioga, que favorece o nosso raciocínio, por esse motivo qualquer caminhada que se faça com alegria, já estamos fazendo exercício para o nosso cérebro.


Quando você estiver afobado como eu sempre fico, pare e conte até 20, isso é um conselho dado por especialistas no assunto, então a partir deste momento, vamos obedecê-lo para melhorar essa máquina indispensável e termos mais saúde.

2 comentários:

  1. Este texto é um dos meus preferidos: muito importante criarmos uma atmosfera de otimismo e de alegria no nosso dia-a-dia...mesclando atividades diversas, que apreciamos, mesmo que não tenhamos tanta habilidade para tal...como eu, por exemplo, que escolhi a dança-na-sala... ^_^ pode isso? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Beti, devemos reservar um tempinho para o que nos dê prazer.

    ResponderExcluir