quarta-feira, 12 de junho de 2013

Chia e suas propriedades


                                                                                                                                          
Atualmente, fala-se mais da semente da chia, do que da nossa  já conhecida, quinoa e mesmo do que a linhaça.

Como as três possuem substâncias benéficas para a saúde, achei que hoje seria interessante conhecer melhor a chia, que tem além de vitaminas, proteínas, ômega três e nove, minerais, muitas fibras e ainda pouquíssimas calorias.

Com tantas propriedades, pensei que  ela teria mais calorias, acontece que cada colher das de sopa de chia, tem apenas 55 .

Eu particularmente costumo fazer uma mistura desses grãos poderosos e adicionar uma colher das de sopa no iogurte pela manhã e muitas vezes no almoço no caldo do feijão, ou à noite numa sopa básica de legumes.Assim enriqueço o alimento, sem aumentar muito as calorias e consumo um pouco, de todas as três sementes milagrosas para a saúde.

A chia pode ser encontrada nos mercados em forma de óleo para temperar saladas e também em forma de farinha ou grão, para fazer bolos e sucos. Enfim, você pode adicioná-la em tudo que você quiser enriquecer,  sem  ter que se preocupar muito se irá engordar com isso.

 Na verdade, essa semente é ótima para quem quer perder uns quilinhos, porque além de ter pouquíssimas calorias,ela tem muita fibra que vai fazer seu intestino funcionar melhor.

Além do ômega três, a chia tem ômega nove, portanto ela é anti-inflamatória, tem também potássio, proteínas e vitaminas do complexo B, contribuindo para reduzir o colesterol, fortalecer os ossos, melhorando a imunidade do organismo e ainda prevenindo o envelhecimento precoce.

As nutricionistas indicam molho para salada, batido no liquidificador: duas colheres das de sopa de chia, dois dentes de alho, suco de um limão, um tomate e pouco sal marinho, para dar a consistência , coloque  um pouco de água, que não vai alterar o seu valor.

O sal sempre deve ser usado em pequena quantidade, as vezes ele até se torna desnecessário, pelo sabor do nosso rei limão.


O importante, é saber que como a chia é fantástica para a saúde e tem poucas calorias, podemos adicioná-la em alimentos tanto salgados como doces, inclusive em gelatinas ou frutas, tipo banana ou abacate, pois ela, não altera o sabor dos alimentos, só enriquece.

3 comentários:

  1. Sabe de uma coisa, Yara? Só há pouquíssimo tempo comecei a experimentar a lonhaça em grãozinhos e em pó, como você, no yogurte e na salada de frutas...e realmente atesto os benefícios! Hoje aprendi mais...obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Obrigada. Bjs Doroti

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários.Beijos Yara

    ResponderExcluir