quarta-feira, 19 de junho de 2013

Propriedades do abacaxi

          

               
O abacaxi é uma fruta muito rica em propriedades nutricionais, além de ter pouquíssimas calorias, pois em 100 gramas, encontramos apenas 28.

Outra grande vantagem é que essa fruta é encontrada durante o ano todo. O abacaxi é considerado a fruta mais famosa do mundo, também chamada de ananás, cuja origem é indígena.

Sua riqueza em propriedades que  beneficiam a nossa saúde são tantas, que não podemos deixar de consumi-lo:

Além das fibras, o abacaxi tem proteínas, lipídeos, vitaminas B1, B2, B3, B6, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro.

Essa fruta é muito fácil de ser consumida, porque ela combina com todas as outras, podendo ser adicionada  em sucos variados, ou ingerida sozinha.

 Além de ser um ótimo acompanhamento para pratos salgados, pois ela combina com muitos deles, decora e enriquece, inclusive é muito procurada nas festas de fim de ano,onde  juntamente com o  peru , faz a festa se tornar ainda mais gostosa.Pode também ser adicionado a uma farofa, ou mesmo misturada em uma salada de legumes e folhas verdes.

Além de ser excelente diurético,o abacaxi ainda favorece a digestão, portanto ele é um aliado das pessoas, que querem perder peso.

Sua acidez natural torna-se  saudável, porque ele ajuda a absorver o ferro e ainda favorece a digestão.

O abacaxi tem muitas propriedades, e ainda é um ótimo germicida, combate as complicações da garganta, bronquite, bom colaborador para coagular o sangue e ainda reduz inflamações, ajudando na melhora do reumatismo, controlando o colesterol do sangue e eliminando as impurezas do nosso organismo, tornando-o mais saudável.

Fácil não é? Uma fruta com todas essas propriedades saudáveis e ainda com baixíssimas calorias, encontrada todo o ano, saborosa e que combina com alimentos doces e salgados.

Falta dizer só uma coisa, caso você não goste dessa fruta, que na  minha opinião é deliciosa, faça uma compota com ela, para isso adicione um pouco de  açúcar light. 
Você vai ter uma saborosa sobremesa e ainda vai conservar suas propriedades.


Deixo aqui uma receitinha básica: Descasque e pique o abacaxi, sem o miolo, ponha numa panela em forno brando com ¾ de uma xícara das de chá de água e cozinhe até amaciar, enquanto isso, misture  com o resto da xícara de água, ½ envelope de gelatina em pó sem sabor e branca, tire do fogo e misture com o abacaxi, que já deve estar no ponto, adoce com adoçante ou açúcar light, bem pouquinho é claro, para não perder o sabor delicioso dessa fruta. 

Um comentário:

  1. Que delícia de fruta!! Antes eu tinha dificuldade na compra...muto maduro, muito verde ^_^ mas agora já sei escolher! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir