segunda-feira, 17 de junho de 2013

Você está amamentando? Aqui vão algumas dicas.




O mais correto é manter uma alimentação saudável, como muita água, sucos de frutas variados, pois são eles que vão ajudar a estimular a produção do leite materno.

Na verdade, não existe motivo para preocupação, segundo a Dra. Silvia Maria Baliero Nigro, não existe leite bom ou ruim ou ainda leite fraco.

Quando se tem uma alimentação correta, só devemos nos preocupar com temperos fortes, evitando os mesmos,  porque o bebê pode ficar mais agitado ou até mesmo com alguma alergia, ou cólica.

O aconselhável é  consumir mais ou menos umas 2500 calorias por dia e como já disse muita água, além de relaxar nos intervalos das mamadas.

Uma coisa tem que ficar bem claro, bebidas, cigarros e remédios, só sob orientação  médica bem controlada, porque o bebê vai ingerir também.Portanto é desaconselhável, que mães com dependência química, amamentem seus bebês.

Quando amamentamos, temos que ter em mente que não estamos  só satisfazendo a fome e sim nutrindo o bebê com o que temos de melhor para ele, tirando totalmente da cabeça a ideia que possa existir de leite fraco ou forte.

O que pode acontecer é que seu leite vá diminuindo, caso você não tome cuidado com sua alimentação e isso inclui a ingestão de frutas, legumes e verduras, que podem ser também adicionadas em sucos, variando sempre as  frutas,  pois tudo pode beneficiar o seu bebê.

Procure fazer com que ele mame nos dois peitos, experimente uns vinte minutos em um, deixe arrotar, caso ele tenha engolido ar e depois ofereça o outro peito, para que ele fique satisfeito por umas três horas, mais ou menos.

A primeira refeição do dia, é muito importante, deve ser: 1 iogurte, 1 copo de leite com ou sem café, uma fruta que pode ser mamão ou banana com aveia e um pãozinho com queijo fresco.

No intervalo entre o café da manhã e o almoço tome um copo de suco com leite e maçã ou outra fruta que você mais goste, dando sempre preferência pelas menos ácidas, tipo laranja lima, ao invés da laranja pera.

Água de coco também é uma ótima opção, para esse intervalo entre as refeições.

Almoce bem, com uma salada de hortaliças, tipo alface com tomate, temperada com pouco sal e uma colher de azeite, depois coma um pouco de arroz com feijão, você pode mesmo, fazer um creme de espinafre e misturar no arroz e um bife magro passado na chapa.Caso você prefira uma outra verdura, pode fazê-la refogada, a couve é uma ótima opção, por ser muito rica em ferro.

No dia seguinte, você pode variar comendo peixe ou ovo, com salada e arroz.

No intervalo, tome leite com pão e queijo fresco e no jantar nada melhor do que uma sopa cremosa ou não de legumes variados. Evite a ingestão excessiva de doces, não só durante a amamentação, mas sempre. Se você sentir necessidade de açúcar, que tal optar pela canjica? Ela é um ótimo alimento para qualquer pessoa, principalmente para quem está amamentando, você pode substituir qualquer refeição por um prato de canjica, sempre com pouco açúcar.

Devemos ficar atentos as reações dos bebês, pois alguns podem sentir cólicas ou algum desconforto,neste caso,  é só diminuir o alimento que você mais consumiu no dia, até que seu bebê vá se adaptando a alimentação, que vai sendo passada para ele na amamentação.

Como mencionei acima a canjica, segue  uma receita básica:

Para meio quilo de milho para canjica, use dois litros de leite, quatro pauzinhos de canela, uma xícara das de chá de açúcar e canela em pó só para polvilhar.
Deixe o milho de molho durante toda a noite, pela manhã escorra a água e cozinhe com água limpa até que o milho fique bem macio, depois acrescente o leite e os outros ingredientes e deixe por mais uns vinte minutos, até ficar bem cremoso.
Coloque numa travessa e polvilhe com canela, fica uma delícia!

O importante é se alimentar bem, e descansar bastante, principalmente nos horários  em que o seu bebê está dormindo.


Evite o estresse, pois isso sim,  pode diminuir o seu leite, procure curtir essa fase, que no futuro você vai sentir saudades.

2 comentários: