segunda-feira, 1 de julho de 2013

Porque devemos comer Maçã?

  

                                      
No interior do Paraná, os pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa descobriram que a maçã é um poderoso antioxidante, sendo assim ela neutraliza os radicais livres, que são moléculas, que se formam no nosso organismo, prejudicando as nossas células.Quando isso acontece, corremos o risco da formação de tumores malignos no nosso organismo.

A nutricionista Andrea Andrade, aconselha que se coma 1 maçã por dia com casca, pois nela está concentrada de 5 a 10 vezes mais propriedades ativas do que na própria polpa.Ela, como também Alessandro Nogueira, aconselham a não exagerar na quantidade, apenas uma por dia é necessário e benéfico, porque mais do que três, pode anular o efeito positivo e reverter em poder tóxico.

A maçã criou essa fama, não só pelos seus poderes fenólicos, mas ela tem também pectina que são as fibras solúveis, que ajudam ainda mais a proteção do intestino evitando o câncer.

Quando consumimos poucas fibras, aumentamos a concentração das toxinas no nosso organismo, porque elas servem para limpar a mucosa intestinal, eliminando todas as impurezas.

A riqueza da maçã, não está só nas fibras, porque ela tem também: fósforo, cálcio, potássio e magnésio.

Mesmo em doces, quando levamos ao fogo ela perde muito poucas propriedades, claro que o ideal é consumi-la crua.

Caso você vá fazer uma salada de frutas para sobremesa e não quer que ela escureça, deixe-a tampada na geladeira, mas isso só se for por uns 15 minutos, ou um pouco mais, porque o ideal é consumi-la na hora.

Outra forma de ingerir a maçã, é em sucos com laranja ou limão, fica ótimo e mais rico ainda.

Apesar de cozidas elas perderem um pouco das suas propriedades, procure mergulhá-la em água fervente, antes de fazer qualquer  receita, onde ela é adicionada cozida.

Outra forma de comer essa riqueza que é a maçã, é picar em pedaços médios e misturar numa salada de alface ou de legumes, fica ótimo e o sabor agridoce, geralmente agrada a todas as pessoas, até mesmo as crianças, que muitas vezes não querem comer saladas que são indispensáveis para a nossa saúde.

Não se esqueça de temperar a salada sempre com limão, ou mesmo com laranja, assim você vai e enriquecer ainda mais a sua refeição e dar um sabor todo especial prá ela.

Com maçã, você pode fazer purê, sucos, saladas, bolos, doces diversos ou consumi-la inteira com casca é claro e depois de bem lavada e higienizada.

Espero que aproveitem bem essa fruta, bonita, deliciosa e rica.Afinal, o que mais podemos querer de uma fruta? 

2 comentários:

  1. Que amor de texto!!! Você já nasceu assim, escritora? E sabida? ^_^

    ResponderExcluir
  2. Não Beti, eu faço pesquisas em artigos de médicos e nutricionistas, Gosto de aprender sobre o assunto.

    ResponderExcluir