quinta-feira, 16 de maio de 2013

Bebida Saudável, Vinho


                             


Há muito tempo se ouve falar que uma taça de vinho tomada à noite é saudável, mas se forem várias taças, esse hábito passa a ser perigoso e mesmo fazer mal para a saúde, portanto cuidado!!!! Tudo que exageramos por mais saudável que seja, pode vir a fazer efeito contrário.

O vinho é capaz de reduzir os níveis do mal colesterol LDL, ele também ajuda a reduzir os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em lugares errados, porque se isso acontecer, pode ocasionar o entupimento de uma coronária, que gera o infarto do miocárdio.

Os cientistas são muito interessados em pesquisar sobre o vinho, porque ele tem muitas substâncias antioxidantes na sua composição.

Os mais estudados produtos, que os vinhos têm são: flavonoides, taninos, catecinas, resveratrol e outros mais de mil compostos, portanto a pesquisa é demorada e minuciosa.

O que se sabe é que o resveratrol, é um antioxidante natural, que é encontrado no vinho branco e no tinto e que  portanto, beneficia as doenças do coração, porque ele controla os níveis do sangue, evitando inflamações.

Recentemente, foi comprovado que o vinho, reduz a infecção pulmonar, sendo mesmo muitas vezes mais eficaz do que os próprios antibióticos.

Está provado também que  o seu consumo moderado, alivia o estresse, reduz a formação de cálculos renais, estimulando a diurese e ainda diminui a chance da pessoa desenvolver câncer.

O vinho, pode até reduzir o risco do surgimento da diabetes, como também o álcool que ele contém, ajuda o nosso organismo a absorver mais rapidamente o ferro, que ingerimos na alimentação diária.

Em pequenas doses, já está provado que o vinho pode reduzir as chances da osteoporose, melhorando a densidade óssea.

Uma taça de vinho por dia, ajuda também a degeneração macular, causa bastante comum nas pessoas idosas.

Além disso, pesquisas recentes têm evidenciado que mulheres, que bebem  um pouquinho de vinho por dia, podem se beneficiar na hora de engravidar,  engordar menos , além dele reduzir o risco de câncer de mama.

Essa descoberta foi feita com estudos do Centro Medico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, que comprovou que substâncias encontradas na semente e na casca da uva tinta, podem reduzir ligeiramente os níveis de estrógeno, enquanto elevaram a testosterona em mulheres na pré menopausa.

Na Universidade de Alberta no Canadá, pesquisas feitas no seu laboratório chegaram a conclusão, que o resveratrol encontrado no vinho tinto, melhora também o desempenho físico e a força muscular, melhorando assim a qualidade de vida.

A Escola de Medicina da Universidade de Boston confirma que dois cálices de vinho por dia podem melhorar muito a qualidade de vida, das pessoas de meia idade ou mesmo das mais velhas, porque aumenta a capacidade de entender as coisas, melhorando o lado emocional.

O vinho tomado de forma moderada, além de precaver doenças cardiovasculares, câncer de mama e artrite, ainda tem o poder de controlar o peso, prevenindo doenças causadas pelo sedentarismo e ainda livrando as mulheres da osteoporose.

O que precisa ficar bem claro, é que uma ou duas taças de vinho por dia, pode beneficiar a sua saúde, mas se a dose for aumentada pode prejudicar.

Portanto vamos continuar tendo em mente, uma alimentação saudável, fazendo exercícios físicos e à noite na hora do jantar, tome uma taça de vinho para relaxar e ter uma boa noite de sono, sabendo que esse pequeno copo, pode trazer grandes benefícios para a sua saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário