segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alimentos que podem aliviar a fibromialgia


            

Essa doença atinge de 2 % a 4%, da população, sendo as mulheres as mais propensas.

Segundo a nutricionista Amanda Lobo, da Clínica do Departamento de Endocrinologia da Unifesp,a alimentação adequada, pode aliviar essas dores musculares e articulares generalizadas, que muitas vezes são realmente insuportáveis.

Quando associamos alimentos adequados, estamos ingerindo nutrientes responsáveis pelos mensageiros cerebrais, que estão associados a sensação de bem estar, pela sensibilidade do nosso organismo.

Quando a fibromialgia está no seu pico, os alimentos adequados reduzem a fadiga, evitam problemas de digestão e consequentemente o aumento de peso.

Os alimentos ricos em ferro, proteínas, cálcio e carboidratos são indispensáveis, para o tratamento das dores crônicas.

A proteína de origem animal deve ser consumida em porções pequenas e ser associada as frutas em geral e hortaliças, portanto legumes e verduras cruas, como tomate, laranja, banana fornecem potássio.

Quanto ao ácido ascórbico é indispensável para completar essa alimentação, portanto tome sucos de limão, laranja, maracujá,etc.

Outra substância muito importante para esse fim, encontramos nos pães integrais, batata, massas, mandioca, milho, mel e como já foi dito nas frutas.

A nutricionista diz que para completar essa dieta é muito importante alimentos que tenham vitamina do complexo B, proteínas, ferro, magnésio e cálcio.

Alguns alimentos devem ser evitados, ou pelo menos, não devem ser consumidos em grande quantidade.Estou me referindo aos produtos lácteos e a carne vermelha.Você deve sempre optar por frango e peru.

Quem sofre de fibromialgia deve evitar também a  cafeína,chá preto, chá mate e bebidas alcoólicas, pois estes itens podem aumentar a fadiga, as dores musculares e ainda interferir no sono.

Doenças infecciosas neurológicas, reumatológicas e distúrbios de ansiedade podem provocar essa doença, mas até hoje ainda não está provado o que é que causa esse problema.

Terapia ocupacional, massagens, quiropraxia, acupuntura e psicoterapia podem aliviar esse mal.

Algumas pessoas já deram depoimentos favoráveis  sobre o cloreto de magnésio, que se compra em farmácias de manipulação e que tem ajudado bastante.

Acredito, que dependendo do problema de cada um, da alimentação saudável ou não, da vida sedentária ou com exercícios físicos moderados, podemos fazer com que esse problema não chegue a incomodar, a ponto de não podermos mais andar.

Toda dor incomoda e não devemos ficar tomando analgésicos, só como paliativos, portanto o melhor é sempre procurarmos especialistas e tentarmos aliviar o problema com uma alimentação super saudável,não deixando de fazer exercícios físicos adequados.

Segundo especialistas, devemos ter distrações suficientes, para que problemas muitas vezes pequenos, não tomem grandes proporções, causando confusões em nossa cabeça, pois com certeza , isso pode ocasionar essa tão desagradável fibromialgia.

3 comentários:

  1. Muito interessante! Gosto dos seus artigos, sempre saio do seu blog melhor informada...Obrigada! Íris

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você está gostando Íris, espero trazer mais informações úteis nos próximos artigos.

    ResponderExcluir
  3. Muito claras suas informações nesse tópico super importante! Obrigada, querida!

    ResponderExcluir