quinta-feira, 2 de maio de 2013

Beterraba, a raiz que faz milagres


        
A beterraba é aconselhável para a saúde geral do nosso organismo, porque ela tem potássio e manganês, que servem para fortalecer os músculos do coração.Entretanto,  suas propriedades benéficas não param  por aí, ela nos dá mais resistência física, regularizando a pressão arterial, combatendo o reumatismo e artrite.

Além de ser revitalizante, ela ainda é diurética e aumenta o nosso poder imunológico, evitando doenças e deixando-nos mais fortes.

Devemos consumi-la tanto cozida como crua, pois de qualquer forma ela é mágica  e faz milagres na  nossa saúde.

Gosto de cozinhá-la junto com feijão, porque tenho sempre a sensação de que assim não estou perdendo  nenhuma propriedade que possa sair dela no cozimento.
Além disso, ela deixa o feijão com uma cor muito especial, sem mudar seu sabor, ficando ainda mais fortificado.

A beterraba cozida é muito gostosa para fazer salada, portanto quem não aprecia muito ela crua, pode cozinhar sem culpa, que seus nutrientes vão continuar presentes.
No inverno uma boa opção é fazer sopa, sendo muito fácil porque depois de cozida é só batê-la no liquidificador, temperar a gosto e se deliciar com esse creme que pode ser servido com torradinhas caso prefira.

As folhas da beterraba não devem ser desperdiçadas porque têm propriedades e minerais, tanto quanto ela, além das fibras que possuem.

Essa raiz, é fonte de muitas vitaminas como as do complexo B: B1, B2,B5, B6 e ainda,  A e C, também tem muito ferro, que é rapidamente absorvido pelo nosso organismo, sendo sempre muito indicado para quem está com anemia.

Como ela fortalece o sistema imunológico, com todas essas propriedades, é recomendado também para gestantes.

Os carotenoides podem ser encontrados nesta raiz e suas folhas são verdadeiras antioxidantes, porque têm vitamina E, que serve para proteger-nos dos radicais livres, evitando muitas doenças, inclusive a degeneração dos olhos.

O cálcio que é fundamental para a formação dos ossos e garante a manutenção saudável, através dos anos, também é encontrado nela.

A vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, e contribui também para o fortalecimento dos ossos, é outra das vitaminas encontradas nesta raiz.

Além de tudo isso, ela ainda tem manganês e cobre que atuam como antioxidante, reparando os tecidos.

Os especialistas dizem que depois de fazer exercícios físicos, é bom tomar sucos  de beterraba, para repor o potássio no organismo, pois ele vai ajudar na recuperação da musculatura.

A beterraba tem poucas calorias, para você ter uma ideia, uma unidade, quando cozida tem de 55 a 65 calorias, assim se você está de regime, tem aqui uma boa opção.

Espero que tenham gostado de mais essa dica importante para a saúde.
Abraços e até a próxima

4 comentários:

  1. Genial este artigo!!! De amanhã em diante, vou aproveitar melhor essa maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa consumimos o suco de beterraba, couve, suco de limão, hortelã e água de coco. Fica uma delícia.Doroti

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigas, beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Dizem diabético não pode comer beterraba e mito ou verdade

    ResponderExcluir