segunda-feira, 6 de maio de 2013

Camu-camu, você conhece?








Essa frutinha começa com uma letra bem adequada a sua grande quantidade de vitamina C.

Ela é originária do Amazonas e considerada a maior fonte de vitamina C entre todas as frutas.

Hoje em dia é bastante cultivada no Peru, sendo que tem feito muitas viagens para o Japão, apesar de não ser ainda muito conhecida.

Sua polpa é cor de púrpura e dela pode ser feito sucos, refrescos e geleias.

Apesar da sua cor atrair  bastante, seu sabor ainda não agrada muito o paladar das pessoas que começaram a consumi-la.

Para aproveitar essa riqueza toda, vale a pena quando você encontrar, experimentá-la em sucos, misturada com outras frutas, caso ela não agrade o seu paladar.

Quando essa fruta é consumida com casca, ela é muito ácida e um pouco amarga, entretanto,  como é riquíssima em vitamina C, já temos laboratórios transformando-a em cápsula.

A fruta com mais quantidade de vitamina C, sempre foi a laranja, sendo que ela perdeu um pouco do seu valor, quando apareceu a acerola.Agora parece que esta também vai ser rebaixada, pois em questão de vitamina C, o camu-camu tem o dobro da acerola e seis vezes mais  do que a laranja.

A conclusão das pesquisas da Unicamp dizem que até hoje, não existe nenhum alimento que ultrapasse essa frutinha, que parece uma bolinha de gude, mas que é  muito poderosa.

O camu-camu, é da mesma família da jabuticaba e também da goiaba e hoje em dia, já tem sido aproveitada na indústria cosmética, apesar de que nesse setor, ainda pesquisas estão sendo feitas.

Porque o nosso organismo precisa de vitamina C ?

Essa vitamina exerce um papel de muita importância na nossa saúde, por ser um antioxidante, que atenua os radicais livres e ainda fortalece o nosso organismo para evitar doenças crônicas.

Se formos fazer uma comparação com a acerola, podemos perceber que ela tem em cada 100 gramas de polpa, 1grama ou pouco mais de vitamina C, sendo que o camu-camu, na mesma proporção,   tem 6 gramas.

Com toda essa riqueza, que tal começarmos a nossa busca? Vamos procurar pelo camu-camu, se eu encontrá-lo por aqui, aviso vocês.

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar, muito interessante. Obrigada.
    Doroti

    ResponderExcluir
  2. Que grande pesquisadora você se tornou! Ah se encontrarmos essa jabuticabazinha disfarçada... ^_^

    ResponderExcluir