sábado, 4 de maio de 2013

Quinoa, quem não conhece, vale muito a pena experimentar


   

                                                         
Esse  grão, hoje em dia é muito falado, mesmo assim ainda muitas pessoas não conhecem as suas propriedades, então resolvi pesquisar sobre ele, para aprender junto com vocês, quais são as suas propriedades reais.

Esse produto é muito resistente as duras mudanças de clima, sendo que atualmente ele está sendo cultivado no nordeste do Equador a 3.500 metros de altitude.Ele resiste ao solo alcalino, pouca água e baixas temperaturas.

A quinoa brasileira, ainda não está amplamente sendo distribuída, mas podemos encontrar a importada facilmente, em alguns supermercados ou lojas de produtos naturais.

Hoje em dia, procura-se sempre por alimentos saudáveis e práticos para serem feitos rapidamente, como é o caso da quinoa, que leva apenas doze minutos para cozinhar.

Além disso, ela pode ser usada em pratos salgados e doces, sendo rica em nutrientes, servindo como refeição principal ou simples acompanhamento.

Para os vegetarianos esse grão é fantástico, porque ele pode substituir  a carne, ovos e o leite, fica uma delícia na salada.

Esse cereal possui mais lisina  do que o trigo, o leite, o milho e a própria soja.Sendo ele tão poderoso, é muito indicado para idosos, adolescentes e crianças em fase de crescimento.

A quinoa é fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês, magnésio, potássio, sódio, zinco e cobre, portanto previne a osteoporose, fortalece o sistema nervoso, fortifica os dentes e os ossos.

Suas propriedades não param por aí, porque ela ainda contém ômega 3 e 6, que podem ajudar na prevenção de doenças do coração, melhorando também a concentração e a memória.

A quinoa, também tem muitas vitaminas, como: B1, B2, B3, B6, C e E,  portanto ela auxilia a regular o metabolismo e nos dá mais imunidade, reduzindo os efeitos dos radicais livres.

A forma mais prática de consumir quinoa é   em flocos, que podem ser adicionados ao iogurte, frutas, ou na confecção de pães, biscoitos, bebidas e panquecas.

Ela não contém glúten e como tem baixo índice glicêmico é apropriada também para diabéticos.

O grão da quinoa tem muitas fibras, ótimo para um bom funcionamento do intestino.Assim, auxilia no emagrecimento.

Hoje em dia, procuramos por alimentos saudáveis, sugiro então para você, experimentar  a quinoa.Que tal no café da manhã, com banana ou iogurte?

A quinoa que é fonte de proteína, gordura saudável, minerais e aminoácidos é um alimento completo, porque contém todos os nutrientes, que o nosso corpo precisa para termos uma boa saúde.

Os atletas encontram nesse alimento, um poderoso auxiliar para fortalecer tanto a musculatura, como também a memória.

Além disso, ela ainda tem o poder de reduzir a gordura do mal, que só serve para deixar-nos com uma barriguinha indesejável.




Apesar da quinoa,  ser um alimento fantástico, não vamos deixar de ter uma alimentação completa e saudável, adicionando a quinoa, agora que sabemos que é um grão rico em propriedades, que só irá beneficiar a nossa saúde e de toda a nossa família.

Um comentário:

  1. Nunca tinha ouvido falar dessa maravilha, Yara! Que riqueza!

    ResponderExcluir