quarta-feira, 8 de maio de 2013

Temperos que ajudam a sua saúde


               

Muitas vezes quando estamos cozinhando, não pensamos muito nos temperos que estamos colocando e nos preocupamos mais em dar sabor ao alimento, para que ele fique bem gostoso.

Isso é muito normal, mas é bom saber que além de melhorar o sabor do seu alimento, você está colocando nele, temperos que vão lhe ajudar a ter uma saúde ainda melhor.

Existem ervas, com a salsinha, o orégano,a pimenta,a canela e outros temperos, que além de darem um sabor muito especial aos alimentos,  aumentam o seu metabolismo, ajudando a queimar a gordura do seu corpo.

Além desse  poder, essas especiarias diminuem a resistência a perda de peso e ainda melhoram a inflamação do corpo.

A salsinha é extremamente diurética, ela pode temperar todos os nossos alimentos e ainda decorar os pratos, reduzindo a formação de gases, ajudando na digestão, eliminando as toxinas e consequentemente diminuindo a barriga.

 O orégano dá um sabor todo especial, quando adicionado aos alimentos, principalmente quando diz respeito a carboidratos, molhos de tomate, enfim sempre é válido ser usado, principalmente sabendo que ele é um ótimo antioxidante e ainda levemente diurético.

A pimenta- caiena como também as outras pimentas, nos dão saciedade e portanto,  aumentam o metabolismo e ainda ajudam a eliminar as toxinas.
Além disso, elas têm efeito antioxidante e anti-inflamatório.

Falando nestas propriedades, lembrei-me de uma pouco consumida, mas com efeitos antissépticos, anti-inflamatórios, calmantes, diuréticos e digestivos, é a Estrela de Anis, que serve para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas.

Fiquei espantada de saber, que é a partir desta planta, que se produz o principal remédio para a gripe A, que tem o nome comercial, Oseltamivir ou Tamiflu.

Vários pratos doces e salgados podem ser feitos, com o anis estrelado, que tem esse nome porque realmente parece uma estrela.

O chá do anis pode ser feito só com a semente, ou com ela toda inclusive com suas folhas, dizem os especialistas.Ele que é muito bom para a gripe A.

Podemos usá-la também para dar um sabor especial em alguns pratos, porque muitas vezes um pequeno toque pode deixar o alimento com um sabor diferente, agradando o paladar e enriquecendo-o.

Faça uma salada bem variada com  folhas e legumes e tempere com as ervas, que você tem em casa, tenho a certeza que o seu prato vai ficar delicioso e muito nutritivo.

Um comentário:

  1. Como paulistana...o orégano não escapa nem nas saladas!! Mas nunca usei o anis estrelado! Legal esse texto, quem não ama esparramar umas potadinhas aqui e ali ao cozinhar? Obrigada!

    ResponderExcluir