domingo, 28 de abril de 2013

Você gosta de abóbora?






A aboboreira é uma planta rastejante, que possui grandes folhas de coloração verde escura.

A cor da sua casca varia entre verde, laranja, amarelada e até mesmo roxa.

A sua polpa é geralmente amarela ou alaranjada, sendo que seu formato pode ser esférico achatado ou alongado.

A sua cor é em virtude da quantidade de carotenoides, substância que se transforma em vitamina A e  combate os radicais livres que causam o câncer.

Essa vitamina é de muita importância para a nossa visão e para o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Além disso, ela tem sais minerais, como o cálcio e o fósforo que contribui para o nosso bem estar, tendo ainda efeito laxante e diurético.Assim, ajuda também no emagrecimento.

A sua riqueza não para por aí, porque ela tem também vitaminas do complexo B, licopeno e vitamina A, que são muito importantes para a nossa visão.

Até mesmo suas sementes podem ser torradas e servidas como aperitivo, com uma pitadinha de sal. Elas são muito ricas em ferro e ficam uma delícia.

A sua polpa, pode ser consumida de diversas maneiras como sopas, refogados, saladas, assados, recheadas com catupiry e camarão.

Os nutricionistas dizem que sendo ela um alimento tão versátil, com tantas propriedades, devemos consumí-la sempre que possível, pois ela só vai enriquecer a nossa alimentação.

Caso você se interesse e busque por alguma receita, escreva-me.

3 comentários:

  1. Ai meu Pai, que delícia!!! Vou tentar, neste fim de semana próximo, o doce de abóbora e coco da minha avó Helena! Mas...já sei de antemão, que não vai ter o mesmo gostinho ^_^ Obrigada, Yara, pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Também adoro doce de abóbora Beti, pena que não somos vizinhas.

    ResponderExcluir
  3. Yara, adoro. Aqui comemos sempre em sopas e refogadinha no azeite e cebola. Quando está bem molinha, terminamos com muita salsinha picadinha.
    Sempre fiz doce de abóbora, mas...para o doce tem que ser a paulistinha, abóbora de pescoço, e aqui em Belo Horizonte, é muito difícil encontrar.
    Obrigada pelo seu blog.

    ResponderExcluir