domingo, 19 de maio de 2013

Berinjela e suas propriedades








A árvore da berinjela, é considerada um arbusto porque ela dificilmente ultrapassa 1 metro de altura.

O fruto é alongado, ela é carnosa e sua cor varia entre o branco e o amarelo, cinza e castanho, mas para a alimentação são usados apenas os frutos  roxo azulados.

Esse alimento tem  pouquíssimas calorias e deveria ser mais consumido, porque ele pode servir para fazer antepasto , lasanha, patês, pizzas, tortas, fritas tipo a milanesa, assados, etc.






Como ela tem poucas calorias e ainda nos dá a sensação de saciedade, devemos comê-la mais vezes, pois ela é considerada pelos nutricionistas como um alimento saudável .

Tem sido provado em laboratórios, que ela reduz o mau colesterol, devido a presença de niacina.

Ela também tem fibra alimentar, que ajuda o bom funcionamento do intestino, tem cálcio, pouca proteína, carboidrato, ferro, fósforo, vitamina A e B5. Além disso, não engorda, nada melhor para você que está de regime, não acha?

Ela é uma das hortaliças mais usadas e consumidas e também apreciada em todo o mundo, mas no Brasil ela não é tão popular, talvez por haver pouca divulgação de suas propriedades e das poucas calorias que ela possui.

A berinjela é um fruto cultivado na Ásia, desde a antiguidade, mas sua origem é a China e a Índia.

Ela pertence ao mesmo grupo do jiló, pimentão, tomate e da batata.

Fácil de ser consumida, pois ela pode ser feita tanto refogada, como assada, mas para quem não tem o hábito de comê-la, uma forma que eu acho fácil e saborosa, é fazer um molho de tomate, colocar as fatias de berinjela e deixar ferver, depois arrumar em uma assadeira intercalando com molho de tomate, mussarela e salpicando queijo parmesão ralado.Por fim, é  só colocar no forno e deixar por uns 20 minutos.Fica uma delícia!

Se preferir afervente a berinjela,  primeiro na água com sal e depois escorra bem e arrume da mesma forma que uma lasanha, com  mussarela e molho de tomate e se quiser pode fazer também o molho com carne moída, fica ótimo.

Muitas vezes não consumimos certos alimentos por falta de hábito, mas quando começamos a nos acostumar com eles, vamos ver que estávamos perdendo um alimento muito versátil, nutritivo,saboroso e que pode nos ajudar a emagrecer.

3 comentários:

  1. Adoro beringela. Costumo consumir de várias maneiras.Doroti

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai, ai...que delícia e quantas qualidades! A foto está demais e o texto...excelente!

    ResponderExcluir